Estudante da rede estadual é membro fundador da primeira Academia Estudantil de Letras de Alagoas

Alagoas

15.05.2024

Um estudante da rede estadual se tornou membro fundador da primeira Academia Estudantil de Letras de Alagoas, lançada no último dia 3 no Clube do Professor de Arapiraca. Pioneira, a instituição tem como um dos membros fundadores o estudante Danilo Barbosa, da Escola Estadual Professor José Quintella Cavalcanti, também de Arapiraca.

A iniciativa de criar uma academia estudantil partiu da Academia Arapiraquense de Letras e Artes (ACALA), a fim de enriquecer o cenário cultural e desenvolver o lado artístico dos jovens estudantes. Na cerimônia de lançamento, além do aluno da rede estadual, outros escritores de 14 a 22 anos também foram condecorados e, na ocasião, foi publicada a primeira Antologia dos Escritores da Academia Estudantil.

Para Danilo, receber o título de membro fundador é mais um incentivo para continuar escrevendo. “É com reconhecimentos como esse que a minha vontade de escrever continua viva. Nunca imaginei que um dia seria escritor. É por isso que agradeço o apoio da minha escola, e em especial a professora Giselle, que foi a responsável por esse meu despertar”, relata o estudante.

 

Incentivo

 

Danilo, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA), descobriu seu talento para a escrita em 2022, quando desenvolveu o hábito de registrar a sua rotina escolar. Em formato de diário, o aluno registrava as vivências e a sua forma de ver o mundo, sob o ponto de vista de um estudante autista. “Eu vivia as coisas na escola e tinha vontade de contar essas experiências para as pessoas, então a forma que eu encontrei de contar foi escrevendo”, explica ele.

 

Em determinado dia, o aluno resolveu levar os relatos à escola, para apresentá-los à professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) que o acompanhava, Giselle Teixeira. Ao ler os textos, a professora percebeu que aqueles registros poderiam se transformar em um livro e propôs a ideia ao estudante.

 

“Eu percebi que tinha um bom material, porque ele estava registrando a visão dele enquanto aluno autista. A ideia do livro foi aceita por ele, pela coordenação e direção da escola. Eu tenho muito orgulho de estar participando da vida acadêmica do Danilo e dos outros estudantes que acompanho”, revela Giselle Teixeira.

 

O livro, intitulado como “Diário do Dan”, foi lançado no final do ano passado pela Editora Performance e o estudante se tornou exemplo e orgulho para toda comunidade escolar. Segundo ele, o interesse pela literatura e língua portuguesa sempre existiu, mas nunca imaginou que seus relatos diários tivessem tamanho potencial.

 

“Minha disciplina favorita é a Língua Portuguesa. Consegui desenvolver bastante meu lado poético com as funções de linguagem, por exemplo. Acho que esse meu interesse pelas aulas de português pode ter me influenciado a escrever, mas foi uma surpresa quando minha professora disse que os meus relatos poderiam virar um livro”, afirma Danilo.

 

Orgulho da comunidade escolar

 

Nilton Ezequiel, diretor-geral da Escola Estadual Professor José Quintella Cavalcanti, diz que a conquista de Danilo representa o potencial das escolas da rede estadual.

 

“Isso revela o empenho das escolas da rede estadual em acreditar e investir no talento de seus alunos, incentivando a leitura e a escrita. Danilo representa todos os estudantes autistas, mostrando a importância do reconhecimento para desenvolver suas habilidades”, destaca o diretor, lembrando que a escola desenvolve ações voltadas ao incentivo da leitura e escrita, como a Feira Literária e o Concurso de Redação.

 

Daqui pra o Mundo

 

 

Além das experiências com a escrita, Danilo também tirou a nota máxima dentre os estudantes selecionados para o intercâmbio educacional do Programa Daqui pra o Mundo, que no próximo dia 16, vai levar 50 alunos da rede estadual para uma imersão em língua inglesa na Inglaterra. O estudante ainda ganhou medalhas se destacando no Encontro Estudantil.

Cecília Calado / Ascom Seduc