Estudante da EREF Argentina Castello Branco vence concurso que elegeu identidade visual 2025 da Viradouro

Pernambuco

05.07.2024

A estudante Brunna Félix do Carmo, da Escola de Referência em Ensino Fundamental (Eref) Argentina Castello Branco, localizada em Olinda, foi a vencedora do concurso que elegeu a identidade visual do enredo 2025 da escola de Samba Unidos do Viradouro, atual campeã do Carnaval do Rio de Janeiro. Ela agora fará parte da Equipe de Criação da agremiação e acompanhará o desfile no Marquês de Sapucaí.

O concurso foi aberto para todas as escolas jurisdicionadas à Gerência Regional de Educação (GRE) Metropolitana Norte. A ideia era que os alunos criassem uma ilustração com o símbolo do próximo enredo da Viradouro, que será “Malunguinho, o mensageiro de três mundos”. A marca criada por Brunna  vai estampar todas as plataformas, elementos e materiais da escola de samba carioca. 

“Estou radiante de felicidade e completamente surpresa. Meu coração chega a transbordar de alegria. Sempre vejo os desfiles das escolas de samba do Rio pela TV, mas nunca imaginei que um dia estaria aqui vivendo isso. É um misto de emoções maravilhosas que me fazem sorrir sem parar“, relatou Brunna Félix, que esteve no barracão da Viradouro, no Rio, na última semana, para conhecer as dependências e os patrimônios da agremiação.

O ganho pedagógico do concurso foi grande. Desde o lançamento do edital do concurso, em abril, os estudantes puderam aprender sobre a figura de Malunguinho – entidade espiritual afro-ameríndia presente nos terreiros de diferentes religiões no Brasil, sobretudo no Nordeste – e seus corajosos atos libertários em favor dos povos escravizados em Olinda e região. Ao todo, 143 trabalhos foram enviados.

“A participação de Bruna e de todos os outros estudantes, professores e gestores demonstra o engajamento de nossas escolas em torno de um projeto multidisciplinar. A escolha do desenho dela não apenas reconhece seu talento artístico, mas também incentiva seu crescimento pessoal, sua autoconfiança e de tantos outros que se veem nela por serem estudantes de escola pública“, destaca o coordenador geral de educação integral e profissional da GRE Metronorte, Wanderson José Oliveira.