Piaui
11.08.2017Com o apoio do Governo do Piauí e da Coordenadoria da Juventude (Cojuv), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou nesta quinta-feira (11), o 1º Encontro de Grêmios Estudantis das Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Piauí.
Os grêmios estudantis das escolas estaduais do Piauí estão em processo de reformulação visando ampliar a capacidade de atuação. A Supervisão de Grêmios Estudantis, Sugres, está à frente deste processo de capacitação dos estudantes para que eles criem ou revitalizem os grêmios nas escolas da rede estadual, o que já ocorreu em Coivaras, São João do Piauí e outros municípios.
De acordo com a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, a Seduc tem apoiado os grêmios estudantis. "Nós queremos que a direção das nossas escolas, até mesmo a própria Secretaria da Educação, juntos possamos ter mais um canal de diálogo e de participação, e, evidentemente, reforçar a questão da democracia, também, em nossas escolas. Eu acredito que vocês estudantes têm muito o que contribuir, o protagonismo juvenil tem que ser reforçado e valorizado, para que a gente possa construir uma escola com mais qualidade, que realmente venha a atender os anseios de vocês, tanto é que a própria reforma do ensino médio já visa isso, ou seja, nós temos que pensar e levar, principalmente, em consideração, o protagonismo juvenil, e o que vocês querem para o futuro", disse a gestora.
Segundo o supervisor e ex-líder de grêmio estudantil no Liceu Piauiense, Hedson Barata, o projeto tenta estimular o aluno a cuidar em todos os sentidos da escola e a se comprometer com a educação.
"Além de dar voz oficial às demandas estudantis dentro da gestão escolar, o grêmio é importante por oportunizar aos jovens agir politicamente e conciliar opiniões por meio do diálogo. A Sugres pretende capacitar 35 grêmios escolares em Teresina, chegando a 60 no estado, neste primeiro ano. O 1º Encontro de Grêmios Estudantis das Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Piauí foi um momento de integração e de avaliação desse trabalho.", revela Hedson Barata.