Tocantins
04.02.2026
O Tocantins ocupa o 1º lugar entre os estados da Região Norte nos indicadores educacionais, de acordo com levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP). O resultado integra o Ranking de Competitividade dos Estados, estudo que avalia o desempenho das unidades da Federação e orienta gestores públicos na formulação de políticas públicas mais eficientes.
No ranking, a educação é analisada a partir de indicadores como taxa de frequência líquida, qualidade do ensino fundamental e médio, Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) e o indicador Avaliação da Educação, que reconhece estados que possuem sistemas próprios de avaliação da educação básica. Para esse último critério, são consideradas informações disponibilizadas nos portais oficiais das secretarias estaduais de educação.
Entre os indicadores em que o Tocantins lidera o ranking regional estão a Avaliação da Educação, a Taxa de Frequência Líquida do Ensino Fundamental e Médio e a Taxa de Atendimento da Educação Infantil.
No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no IOEB, o estado ocupa posições de destaque, figurando em 2º lugar regional no Ideb e 3º no IOEB.
No ranking nacional, o Tocantins também se destaca ao alcançar o 1º lugar no indicador Avaliação da Educação, além da 9ª posição na Taxa de Frequência Líquida do Ensino Fundamental e do 5º lugar na Frequência Líquida do Ensino Médio.
Para o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, esses resultados consolidam o avanço das políticas públicas do setor. “Os resultados refletem um trabalho contínuo de fortalecimento das políticas educacionais do Governo do Tocantins, com foco na avaliação, no acompanhamento pedagógico e na permanência do estudante na escola. Liderar os indicadores educacionais da Região Norte demonstra que estamos no caminho certo, investindo em gestão, planejamento e ações que impactam diretamente a aprendizagem dos nossos alunos”, destacou.
No ranking geral do pilar Educação, o Tocantins apresentou um avanço de quatro posições, passando da 18ª para a 14ª colocação.
Maria Eugênia Melo/Governo do Tocantins