Mato Grosso do Sul
04.04.2025Um verdadeiro encontro entre arte, poesia e educação encantou alunos da REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul). O espetáculo "Crianceiras", idealizado pelo músico Márcio de Camillo e adaptado para o teatro por Luiz André Cherubini, está em turnê por escolas públicas do estado, promovendo o acesso à cultura e despertando o amor pelas artes desde a infância.
Baseado na obra poética do imortal Manoel de Barros, o espetáculo utiliza múltiplas linguagens, como teatro de sombras, musical, animação e iluminuras, para dar vida a personagens como Bernardo, Sebastião, Se Achante, a Garça e outros, transportando o universo lírico do poeta para o imaginário infantil.
A turnê iniciou em Campo Grande, com apresentação no dia 1º de abril, no Teatro Glauce Rocha, e seguiu pelo interior do estado, levando poesia e música às escolas de forma gratuita. As apresentações aconteceram na EE Antônio Valadares, em Terenos, EE José Serafim Ribeiro, em Jaraguari, EE Sidrônio Antunes de Andrade, em Sidrolândia e terminam nesta segunda-feira, 7 de abril, às 08h30, na EE Dr. João Ponce de Arruda, em Ribas do Rio Pardo.
Além da música original composta por Camillo, o espetáculo conta com ilustrações animadas de Martha Barros, filha do poeta, e uma equipe talentosa de músicos, atores e técnicos que dão vida à montagem. O repertório inclui canções como O Menino e o Rio, Sabastião, O Idioma das Árvores e Sombra Boa, entre outras. Os estudantes assistem atentos e com os olhos brilhando, encantados ao ver a poesia ganhar vida no palco, um momento mágico que desperta sensibilidade, imaginação e interesse pela literatura.
Antes das apresentações, as escolas receberam apostilas com poesias musicadas e sugestões pedagógicas para as aulas de Arte e Língua Portuguesa. “Foi uma preparação especial envolvendo professores, alunos e equipes escolares, com produções artísticas inspiradas em Manoel de Barros e Márcio de Camillo. Uma ação rica em múltiplas linguagens”, destaca Carol Cavalcante, coordenadora da CRE 2.
Para o diretor da EE José Serafim Ribeiro, em Jaraguari, Luiz Pereira, “ver o brilho nos olhos das crianças foi inesquecível. Que venham mais eventos como esse”!
O "Crianceiras" nasceu em 2011, com a bênção do próprio Manoel de Barros. “Ele dizia que a poesia é voar fora da asa. E eu sempre disse que o Crianceiras é essa asa da poesia dele”, relembra Camillo. O projeto já ultrapassou um milhão de espectadores, gerou dissertações de mestrado, doutorados, um aplicativo educativo e animações exibidas em canais de televisão.
“Estamos trazendo a poesia para dentro da sala de aula de uma maneira lúdica, leve, sem a imposição do conteúdo. A arte-educação precisa unir o conteúdo literário com outras formas de expressão artística”, conclui Camillo.
Com duração de 55 minutos e classificação livre, "Crianceiras" segue tocando corações e transformando a relação das crianças com a literatura brasileira, reafirmando a universalidade da obra de Manoel de Barros.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Ricardo Agra, SED