Piaui
18.02.2020Propondo diminuir a distância entre as Ciências e Matemática ensinadas nas escolas, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) irá integrar o projeto Cientistas do Amanhã: Rede Regional de Promoção do Ensino de Ciências coordenado conjuntamente pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC) e Instituto Federal do Piauí (IFPI).
O projeto Cientistas do Amanhã envolve ações para qualificação do ensino e melhoria do desempenho dos estudantes em ciências, nos níveis fundamental e médio. A iniciativa foi aprovada via Edital MEC/MCTIC Ciência na Escola e conta, além do Piauí (UFPI e IFPI), com as instituições federais do Ceará (UFC e IFCE), Alagoas (UFAL e IFAL) e Maranhão (UFMA e IFMA).
A Pró-Reitora da PREXC, Profa. Dra. Cleania de Sales Silva, explicou o funcionamento da proposta. "Esta é uma rede de aprimoramento envolvendo instituições federais e secretarias de educação que busca qualificar o ensino e aprendizagem dos alunos na área de ciências. Iremos trabalhar nas escolas do ensino médio atendendo as demandas na área da ciência envolvendo projetos na sala de aula e nos laboratórios com os alunos. Para os professores, teremos formação continuada em nível de extensão, especialização, itinerários formativos e com avaliação formativa", pontuou.
A proposta piauiense concorreu em mais de 80 projetos, a nível nacional, e foi aprovada entre os 19 selecionados para atender 200 escolas do Ensino Médio, sendo 100 unidades em Teresina e 100 escolas do interior, destas, 30% devem ser formadas em sua maioria por membros de famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família.
O secretário da educação Ellen Gera ressaltou a importância a parceria em prol do desenvolvimento da ciência na nossa rede estadual. "Hoje tivemos uma reunião com as instituições UFPI e IFPI em prol da ciência do Piauí. Nós já temos um circuito de ciências executado todo ano na nossa rede e a proposta para 2020 é ampliar o ensino da ciência. Estão previstas ações que irão beneficiar os nossos profissionais de educação via cursos de extensão e especializações e avaliações ofertadas no programa, além de desenvolver na rede estadual o currículo na área de ciência para os estudantes", destacou Ellen Gera.
O valor total aprovado para execução do projeto pela Rede é de R$ 19.913.000,00, para o Piauí serão destinados 4 milhões de reais para os subprojetos de formação continuada e integrada, alinhar os itinerários formativos; coletar dados e talentos na rede básica; criar ambientes adaptativos de aprendizagem; e equipamentos e protótipos educacionais de ciências.