Pará
30.09.2024Estudantes das escolas da rede pública do Pará, apresentaram, na quinta-feira, 26, soluções sustentáveis para a agenda climática em uma programação desenvolvida dentro das escolas da rede pública estadual, sendo uma atividade que faz parte da "1st International Child & Youth Conference on Education and Climate Change (CYC)" - a I Conferência Internacional Infantojuvenil - sobre educação e mudança do clima, com o tema "Reflorestando Mentes". O objetivo é engajar os alunos nos debates ambientais, incentivando o protagonismo da juventude do Pará para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), programada para ser sediada na capital paraense, Belém, em novembro de 2025.
Na Escola Estadual Barão de Igarapé Miri, localizada no bairro do Guamá, os estudantes realizaram uma pesquisa sobre "Investigação da qualidade da água no bairro do Guamá e a criação de filtros com caroços de açaí como forma sustentável de contribuir com a saúde da comunidade local" e apresentaram para outros alunos em uma cerimônia na unidade escolar.
"Eu me sinto muito honrado por essa oportunidade. Inclusive, eu queria muito, antes mesmo de esse projeto ser colocado na nossa mesa. Eu já pensava nisso, já queria montar esse projeto tanto que eu até conversei com alguns professores antes disso e para mim é uma honra poder estar participando desse projeto e poder apresentá-lo para outros alunos, com intuito que eles se identifiquem com a proposta, a fim de melhorar seu ambiente e da sua cidade", conta Bruno Costa, estudante da 2ª série do Ensino Médio.
Para a Márcia Gomes, diretora da Barão de Igarapé Miri, os alunos estão empenhados em participar do projeto. "Quando a gente fala do aluno protagonista, a gente percebe que quando o aluno começa a fazer parte da situação, quando ele tem esse sentimento de pertencimento, ele começa a ter importância para qualquer coisa. E a gente levar essa situação da sustentabilidade através do nosso projeto, sendo a questão da água, auxilia na resolução do problema. Então, é muito importante a gente participar de todos os nossos projetos. E esse em particular, eles estão se empenhando muito", disse a diretora.
Em Oriximiná, localizado na região de integração Baixo Amazonas, os estudantes da Escola Estadual Padre José Nicolino de Souza demonstraram engajamento e protagonismo na ação proposta. A partir do tema “Construindo Futuro: A Educação Ambiental como Ferramenta para Enfrentar as Mudanças Climáticas”, os estudantes mobilizaram a comunidade escolar para prestigiarem uma programação que contou com apresentação cultural, palestra sobre os efeitos das mudanças climáticas, além da apresentação de propostas de projetos sustentáveis elaborados pelos estudantes, como a iniciativa de hortas urbanas.
“Através da educação ambiental podemos visar e plantar as sementes de um futuro sustentável na juventude oriximinaense”, disse a estudante Isabela Farias.
A Conferência - é uma iniciativa inovadora do Governo do Pará, executada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), cuja meta é fortalecer o engajamento dos jovens nas questões ambientais e garantir que participem de forma ativa nos diálogos da COP 30, que ocorrerá em Belém no próximo ano. A CYC é alicerçada em um dos objetivos da Política Pública de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima do Pará, que garante a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente. Ao proporcionar um intercâmbio de experiências entre estudantes amazônidas e jovens de diferentes regiões, a CYC busca estimular a criação de projetos que contribuam para a proteção do planeta. Sendo um marco histórico, o evento enfatiza a importância da educação ambiental e reafirma o Pará como protagonista nas discussões globais sobre mudanças climáticas.
Prorrogação - A primeira etapa da CYC, que consiste em eventos internos nas escolas estaduais, foi prorrogada até a próxima sexta-feira (27). As propostas submetidas serão analisadas pelas Comissões de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima (Comsus) das Diretorias Regionais de Ensino (DRE), que selecionarão os projetos também em nova data, entre os dias 7 e 11 de outubro.
Texto: Bianca Rodrigues / Ascom Seduc