Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
30.05.2019Nos últimos meses, as escolas da rede estadual de ensino estiveram envolvidas em um trabalho minucioso de gestão de suas bases de dados. Com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e das Superintendências Regionais de ensino elas atualizaram o Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade) a partir de seis campanhas: lançamento de notas, lançamento de frequência, cadastro dos alunos, vinculação de professores, eliminação de matrículas duplicadas e enturmação.
Com o empenho da rede, foram alcançados, por exemplo, índices históricos de lançamento de frequência dos alunos, jamais atingidos pelo conjunto de professores e profissionais da SEE. “Foi um trabalho lindo. Fizemos nesses últimos meses campanhas em que todos os diretores se mostraram muito ativos e conscientes”, destaca a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna.
O conhecimento dos dados reais das escolas estaduais possibilitará ações estratégicas de gestão e aperfeiçoamento do Sistema Educação. Além disso, os dados inseridos no Simade serão migrados nesta quarta-feira (29/5) para o Educacenso. Daí a importância de as informações fornecidas pelas escolas estarem atualizadas, como ressalta a secretária de Educação. “Hoje é um dia muito importante para a educação mineira. Os dados devem ser 100% fidedignos, com alunos enturmados, professores vinculados às turmas, alunos com lançamento de frequência e notas em dia. É importante lembrar que hoje é o dia de consolidação de todo o trabalho que temos feito ao longo dos últimos meses.”
Julia destaca ainda que “a partir dos dados reais apresentados vamos corrigir toda e qualquer inconsistência em relação a como a educação mineira é avaliada nacionalmente”, conclui.
As informações coletadas possibilitam ao Ministério da Educação monitorar o desenvolvimento da educação brasileira, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros. Esses indicadores são calculados com base nos dados do Censo Escolar.
Ofícios da Secretaria de Educação com orientações e alertas para a importância do preenchimento correto dos dados do Simade foram enviados aos diretores no decorrer do mês de maio (Ofício nº 9/2019 de 2/5/19 e Ofício nº11/2019 de 9/5/19).
A orientação da SEE é que todos os diretores façam uma revisão minuciosa dos registros do Simade e que fiquem atentos às seguintes informações, de acordo com o Ofício Circular SEE/DINE nº 3/2019, de 27/5/19).
- Cadastro do aluno : os nomes dos estudantes deverão ser grafados em conformidade com os documentos pessoais apresentados pelo estudante e/ou seu responsável legal no ato da matrícula ou campanha de atualização cadastral. A escola deverá informar no mínimo um documento pessoal do estudante: certidão de nascimento, RG, CPF; dados da filiação 1 e 2, endereço residencial completo; sexo; declaração de raça; etnia; dados sobre deficiência; uso de transporte escolar público, etc. Matrículas em duplicidade deverão ser excluídas do Sistema.
- Cadastro do gestor escolar (dados disponíveis no menu “Escola→Cadastro”): verificar se o nome e o CPF do Diretor da escola encontram-se em conformidade com os registros da Receita Federal. Completar dados de etnia, raça, deficiência, etc.
- Docente: conferir se todos os docentes em exercício na unidade escolar estão informados no SIMADE e associados às respectivas turmas.
- Cadastro de turmas: para fins do Censo Escolar serão consideradas ativas apenas turmas com o funcionamento autorizado no SIMADE e docentes associados. É preciso que não haja lacunas no período de associação de docentes no SIMADE.
- Cadastro da escola: verificar se todos os endereços em funcionamento estão corretamente informados no SIMADE. Caso necessário, a retirada ou inclusão do endereço deverá ser solicitada imediatamente através do e-mail: dine.cadastro@educacao.mg.gov.br. Verificar e preencher todas as guias do menu Escola → Cadastro → botão Censo Escolar.
Educacenso
O Educacenso é sistema on-line do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que visa coletar, organizar, transmitir e disseminar os dados do censo escolar. A coleta de dados é realizada anualmente e envolve todas as escolas públicas e privadas do país. As informações servem de base para liberação de verbas, participação de programas federais e estaduais e elaboração de políticas públicas para a educação no ano seguinte.