Escolas do Tocantins se destacam na Olimpíada Brasileira de Biotecnologia

Tocantins

03.12.2024

As escolas estaduais do Tocantins tiveram um destaque especial na Olimpíada Brasileira de Biotecnologia (Obbiotec), com as estudantes Lauanny Vitória Guedes dos Santos, que ficou com o título de 1º lugar, na categoria ensino médio, região Norte, e Yasmin da Costa Gerhardt, que conquistou o 1º lugar, na categoria 8º e 9º ano do ensino fundamental, na região Norte, ambas alunas do Colégio Militar Professora Maria Guedes, de Palmeirópolis. E Kauanne Ribeiro Silva, da Escola Estadual Vila Guaracy, de Gurupi, que conquistou o 3º lugar, na categoria 8º e 9º ano do ensino fundamental. E alunos de várias escolas estaduais conquistaram a Medalha de Futuro Cientista. 

O Centro de Ensino Médio Integral Darcy Marinho, de Tocantinópolis, foi uma das escolas que contou com muitos estudantes premiados com a Medalha Futuro Cientista. Neste ano, a escola teve destaque com premiações em várias olimpíadas escolares. O professor Felipe Oliveira de Lira, que leciona Biologia, falou da importância da educação integral oferecida pelo Governo do Estado. “Esse prêmio é resultado de muito esforço e trabalho dos professores da área de Ciências da Natureza, que buscam, cada vez mais, mostrar as possibilidades aos estudantes de estarem se engajando no mundo das ciências. Essa conquista representa não apenas o reconhecimento de um esforço contínuo em busca da excelência, mas também o compromisso com a formação integral dos nossos estudantes”, explicou.

A estudante Emily Cristina Pereira Dias, 17 anos, do Centro de Ensino Médio Integral Darcy Marinho, que recebeu a Medalha de Futuro Cientista, destacou a beleza de aprender sempre. “Essa conquista simboliza não apenas um reconhecimento pessoal, mas também uma responsabilidade: a de continuar inovando, aprendendo e contribuindo para transformar desafios em oportunidades”, contou.

A estudante Lauanny Vitória, da escola militar de Palmeirópolis, fala do seu orgulho de ter ficado entre os melhores alunos do País. “Ficar em 1º lugar na OBBIOTEC, representando a região Norte, é uma grande conquista e motivo de muita felicidade e realização pessoal. Sinto-me imensamente grata a Deus pela oportunidade de participar da olimpíada e vivenciar esse momento tão especial. Esse prêmio representa todo o esforço, dedicação e paixão pelo conhecimento. Estou animada para continuar me empenhando e alcançar novos desafios”, contou.

Unidades de ensino que também tiveram alunos premiados com a Medalha de Futuro Cientista foram o Colégio Militar Diaconízio Bezerra da Silva, de Paraíso do Tocantins; o Colégio Estadual Desembargador Virgilio de Melo Franco, de Paranã; a Escola Estadual Denise Gomide Amui, de Araguatins e Escola Estadual Hercília Carvalho da Silva, de Gurupi. 

 

Edição: Ana Luiza da Silva Dias/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins

Joselia de Lima/Governo do Tocantins