Piaui
18.02.2020Serem tidas como escolas de baixa qualidade de ensino, que ficavam à sombra das grandes escolas de Campo Maior, não é mais a realidade da Unidade Escolar Leopoldo Pacheco e do anexo da comunidade Corredores, da escola José Olímpio da Paz. Após a implantação do Programa Jovem de Futuro, as escolas passaram por uma grande transformação elevando a qualidade de ensino, a autoestima de alunos e funcionários, impactando na elevação dos resultados educacionais.
A escola Leopoldo Pacheco está situada em meio às maiores escolas de Campo Maior (Patronato Nossa Senhora de Lourdes, CETI Cândido Borges e Raimundinho Andrade), sofrendo ao longo dos anos com uma concorrência de altíssima qualidade. Além disso, a escola sempre foi vista como de baixo padrão, onde estudavam aqueles que não conseguiam entrar nas melhores.
A Agente de Circuito de Gestão (ACG), Marissó Bezerra, revela que na última década a Unidade Escolar Leopoldo Pacheco nunca conseguiu manter a oferta das três séries do Ensino Médio. As vezes conseguia ter uma turma de primeiro e segundo ano, mas acabava por ter que fechar as turmas devido ao baixo número de matrículas.
Muito mais do que um anexo, uma Escola
Em 2018, a Unidade Escolar José Olímpio recebeu a incumbência de assistir ao anexo Corredores, que ofertava o Ensino Médio regular completo para alunos da comunidade rural e adjacências. Na mesma época, chegaram o Programa Jovem de Futuro e uma nova diretora, professora Lucivana Silva, que se deparou com uma estrutura precária e alunos desmotivados.
A diretora afirma que a escola tinha um ponto forte, que era o recurso humano, composta por uma equipe de professores jovens, dinâmicos, alguns pertences à comunidade e com muita vontade de contribuir para a aprendizagem dos alunos.
"A partir desse diagnóstico prévio traçamos as estratégias para que objetivos fossem alcançados, como por exemplo uma maior participação nas avaliações externas, inclusive o ENEM, que até então era muito baixa. Com a palestra motivacional da professora Maria das Dores, o excelente trabalho da equipe de professores e a assistência da dupla gestora, o Anexo Corredores está começando a mudar seu ponto de vista sobre si mesmo, com uma maior participação nas avaliações externas, inclusive com aprovações significativas. Cerca de 50% dos alunos que tentam já conseguem prosseguir os estudos indo para a Educação Superior", destaca a gestora.