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10.11.2023As 19 escolas da Rede Pública Estadual, que tiveram seus projetos selecionados no II Concurso Cidadania na Escola, estão realizando a culminância da ação durantes os meses de outubro e novembro. O concurso, que faz parte do Programa de Educação Fiscal, é desenvolvido Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e da Secretaria da Educação (SEDUC), em parceria com a Controladoria Geral do Estado (CGE) e a Receita Federal do Brasil (RFB).
Com o objetivo de desenvolver a consciência fiscal na comunidade escolar, quanto à importância dos tributos no cumprimento das obrigações sociais bem como da participação do cidadão nas políticas sociais do Estado, o programa levou as escolas da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) a desenvolverem projetos de conscientização sobre a importância da educação fiscal.
No Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) José Narciso da Rocha Filho, localizado no município de Piripiri, a culminância aconteceu na última terça-feira (7) e teve como tema “Conhecer e valorizar o patrimônio escolar”. Os alunos puderam conhecer todos os recursos que subsidiam a escola. A culminância contou com palestras, jogos, exposição de fotografias do antes e depois da escola, apresentação de dramatizações teatrais, dentre outras atividades.
Em Altos, o Ceti Mário Raulino realizou, na última quinta-feira (09), a culminância do projeto trazendo o tema “Moeda do conhecimento: desvendando a educação fiscal". O momento contou com espaço para a exposição de conceitos via apresentação de banner com professores e alunos; apresentação de cartazes e fanzines com temas livres e temas específicos da educação fiscal; sala de jogos relacionados a função social dos tributos, bem como salas de empreendedores locais. Além de apresentação cultural aproveitando os talentos escolares.
“Tudo que esteve ao nosso alcance fizemos e ontem apresentamos em formato de feira cultural. Destacamos a relevância vital da educação fiscal e o papel que desempenha na forja de cidadãos conscientes e ativos, por meio da exploração aprofundada do funcionamento do sistema tributário brasileiro. Além disso, enfatizamos os ganhos que resultam da arrecadação de impostos e acentuamos a importância da responsabilidade individual do cidadão na administração dos recursos públicos”, detalha a coordenadora pedagógica da escola, Ravena Frota.
A Unidade Escolar Godofredo Freire, em Teresina, se destacou por ser a única escola da 19ª Gerência Regional da Educação a ter seu pré-projeto selecionado para participar da edição 2024 do Projeto educação fiscal. A escola realizou sua culminância na última quinta-feira (09).
“Estimulamos os alunos a participarem e logo depois chamamos os professores da escola para nos ajudar nesse processo. Compreender a importância de educar para conhecer, fiscalizar o uso dos tributos e desenvolver o exercício da cidadania. Os alunos foram orientados através de leitura de textos relacionados ao tema 'Ética e cidadania: Construindo valores'. Impostos, tributos, sua aplicação na sociedade, origem, pilares e entrevistas em uma rede atacadista para coletar informações fizeram parte das nossas atividades durante o desenvolvimento do projeto", explica a gestora escolar, Dulcilia Aragão.
As escolas terão até o dia 17 para realizar a culminância de seus projetos. No dia 24 de novembro será divulgado o resultado dos 10 melhores projetos apresentados pelas escolas.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, destaca que o concurso visa envolver toda a comunidade escolar, formada por alunos, professores, gestores, colaboradores e pais dos alunos das Escolas públicas estaduais. “Incentivamos esse concurso em todas as escolas. Ele está em sintonia com o que o governo vem pregando como um dos pilares a serem priorizados nas escolas de tempo integral, que é promover a cidadania dos alunos e da comunidade escolar”, enfatiza o secretário da Educação.
De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), os três melhores projetos apresentados pelas escolas receberão os seguintes prêmios: 1º) LUGAR, 1 computador e 2 smartphones para a escola, além de 4 smartphones para os alunos; 2º) LUGAR, 1 computador e 1 smartphone para a escola e 3 smartphones para os alunos; e 3º) LUGAR, 1 computador para escola e 2 smartphones para os alunos.