Sergipe
08.08.2024Nove projetos de sete escolas da rede pública estadual de ensino se classificam para a 2ª edição do Desafio Liga Jovem, realizado pelo Sebrae e o Instituto Ideias do Futuro. Eles foram classificados para a segunda fase da competição, que contou com mais de 3 mil equipes inscritas e mais de 600 selecionadas de todo o país. O desafio procura criar soluções inovadoras para problemas da escola ou comunidade através da tecnologia. As etapas regionais acontecem em setembro e outubro e os classificados de cada estado vão para a última etapa nacional, que acontecerá em dezembro.
Das sete escolas selecionadas, quatro são da categoria ensino médio, sendo elas: Centro de Excelência Atheneu Sergipense de Aracaju com os projetos 'Eco embalagens de fibra de coco: transformando a matéria-prima da praia de atalaia/SE em eco embalagens sustentáveis' e 'Esponjas biodegradáveis de coco'; o Centro de Excelência Dom Juvêncio de Brito, de Canindé de São Francisco, com os projetos, 'Farma Sertão: transformando saúde com fitoterapia' e 'Glico Connect'; Colégio Estadual Dr. Carlos Firpo, na Barra dos Coqueiros, com o projeto 'Hybria' e o Centro de Excelência Deputado Jonas Amaral, em Nossa Senhora do Socorro, com o projeto 'Max Adventure: educação financeira é agora'.
O Colégio Estadual Carlos Firpo apresentou o projeto Plataforma Hybria que visa criar uma solução virtual para apoiar estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A plataforma criada pelos alunos Thaysa Santos, Fábio Marques, Laryssa Costa, Maria Clara Lopes e Arthur Emanuel, com orientação do professor Willian Oliveira, oferece aulas adaptadas e ferramentas para auxiliar os alunos a manterem o foco e melhorarem seu desempenho acadêmico.
A integração da neurociência, pedagógica e tecnológica, e a abordagem personalizada destacam a inovação do projeto, que busca promover um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e eficiente. Para o professor orientador, a iniciativa exemplifica o que há de mais moderno no desenvolvimento educacional. “Tornar o aluno protagonista, permitindo a eles identificar uma problemática social e propor soluções baseadas em análises de dados e evidências fundamentais para a formação do estudante no século XXI”, pontua Willian Oliveira.
Com a categoria educação profissional, a rede estadual de Sergipe concorre com três escolas. O Centro de Excelência Profissionalizante Professora Neuzice Barreto, em Nossa Senhora do Socorro, com o projeto 'Bicicleta Ecológica: Uma forma de transformar energia promovendo a saúde e preservando o meio ambiente'; Centro de Excelência José Rollemberg Leite, em Aracaju, com o 'Programa de Consultoria e Treinamento em Segurança Ocupacional para Pequenas e Médias Empresas (PME’s)' e o Centro de Excelência Governador Augusto Franco, também em Aracaju, com o projeto 'Inspeção de Segurança Ocupacional'.
Um dos projetos aprovados na categoria educação profissional foi o Programa de Consultoria e Treinamento em Segurança Ocupacional para Pequenas e Médias Empresas, do Centro de Excelência José Rollemberg Leite. O projeto foi desenvolvido pelos alunos Eduarda Nunes, Maria Eduarda Cruz, Luan Gabriel e Rafael Santiago, com orientação do professor Silvio Leonardo Valença. O projeto visa ajudar pequenas e médias empresas a implementar práticas eficazes de segurança no trabalho, oferecendo consultorias personalizadas, treinamentos específicos e recursos educacionais para garantir ambientes de trabalho seguros e conforme as regulamentações.
A aluna Eduarda Nunes faz parte do projeto e conta que ele surgiu após perceberem que empresas nas proximidades não possuíam a cultura de segurança. “Já tínhamos observado essa necessidade nas empresas e pensamos em como poderíamos ajudá-las, já que fazemos um curso técnico de segurança do trabalho. Assim, o projeto surgiu visando ajudar principalmente os trabalhadores e as empresas que, na maioria das vezes, não têm acesso às normas de segurança”, explica a aluna.
Desafio Liga Jovem
O desafio é uma idealização do Sebrae com apoio do Instituto Ideias do Futuro, que pretende fomentar a cultura empreendedora entre estudantes e professores, desenvolvendo competências para que se tornem criadores de soluções para os desafios sociais, e não apenas usuários de tecnologia. O regulamento de competência detalha a participação e o papel dos envolvidos na criação de soluções para problemas das comunidades.
O projeto é dividido em quatro etapas, a entrega dos projetos é realizada de forma online por meio de um vídeo apresentando o projeto com no máximo cinco minutos, após isso, 24 equipes de cada estado passarão para a próxima etapa, que será a estadual, na qual das seis equipes de cada categoria, apenas uma equipe de cada categoria disputará sua vaga para a etapa regional, nessa fase as equipes de cada região disputará uma vaga de cada categoria para a etapa nacional que acontece de forma presencial em um estado do Brasil.
A partir da classificação da etapa estadual as equipes aprovadas recebem brindes. Na etapa estadual, os classificados recebem um vale-compras no valor de R$ 500,00; na regional, recebem uma viagem com tudo pago para disputar a fase final presencialmente e celulares de última geração; já na etapa nacional, as equipes ganhadoras receberão notebooks, tablets, smartwatches e uma viagem internacional.