Tocantins
28.11.2024As escolas de rede estadual tiveram um destaque especial na Olimpíada Tocantinense de Química, edição 2024. Elas conquistaram 10 medalhas de ouro, 14 medalhas de prata e 14 medalhas de bronze. Em todas as escolas premiadas, houve comemoração pelo resultado alcançado e isso comprova, mais uma vez, a qualidade do ensino e da aprendizagem ofertada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação.
No Centro de Ensino Médio Darcy Marinho, localizado em Tocantinópolis, a comemoração começou cedo. As estudantes Maria Júlia Barbosa e Larissa Lima Marinho conquistaram medalhas de ouro. A prata foi para Julia Coelho Silva, Carlos Henrique Monteiro e Alcides Alves. E os estudantes Carlos Henrique de Sousa e Kayo Henrique Rodrigues conquistaram a medalha de bronze.
O professor de Química Raychimam Bezerra, do Centro de Ensino Médio Darcy Marinho, fala da importância da premiação para a comunidade escolar. “Sem dúvida, esse foi um resultado extremamente positivo, não apenas para os estudantes premiados, mas também para nós, professores da área de Ciências da Natureza, e para toda a comunidade escolar. Particularmente, eu recebi esse resultado com grande alegria e entusiasmo, especialmente por estar entre os professores concursados recentemente. Mesmo nesse curto tempo trabalhando, os estudantes já conseguiram um ritmo consistente de estudos”, explicou.
O professor Raychimam ressaltou que esse resultado ajuda na motivação dos alunos para participarem de outras olimpíadas.
A estudante Maria Júlia Barbosa Ferreira, 17 anos, do CEM Darcy Marinho, medalhista de ouro, fala de sua alegria por esse excelente resultado. “Para mim é muito gratificante alcançar essa medalha, pois é uma conquista diante de muito esforço e dedicação. Participar dessa olimpíada me ofereceu diversos benefícios que ajudou a me preparar melhor para vestibulares e concursos, os quais eu fiz. E também adquiri uma melhor compreensão sobre os conteúdos de Química”, contou.
CEM Paulo Freire
No Centro de Ensino Médio Paulo Freire, localizado em Araguaína, os estudantes Douglas Leon Brandão Silva e Luane amorim Faustino conquistaram medalhas de ouro, e a aluna Roberta Cardoso Brandão, a medalha de prata. A equipe da escola ficou tão satisfeita com o resultado que fez uma homenagem aos estudantes premiados na Feira de Ciências, realizada nesta quinta-feira.
O professor de Química David Samuel Silva Rosa explicou que homenagear os alunos é uma forma de valorizar o esforço de cada um. “A participação dos estudantes na Olimpíada Tocantinense de Química foi uma oportunidade excelente de aprendizado e motivação. Estimula o raciocínio lógico, a criatividade e o desenvolvimento de habilidades específicas na área de Química. Além disso, a experiência aumenta a autoestima dos alunos ao perceberem seu progresso e as conquistas. A três medalhas obtidas representam todo o esforço da área de Ciências da Natureza do CEM Paulo Freire, que busca oferecer uma educação de qualidade aos seus estudantes”, expressou Samuel.
Colégio Estadual Rui Barbosa
O Colégio Estadual Rui Barbosa, de Araguaína, teve um destaque especial na Olimpíada de Química. Lá, os alunos Iarly Martins Silva Miranda e Ellen Lorrany Cavalcante Silva conquistaram a medalha de ouro. E os estudantes Ana Vitória Santos Leal, Daniela Melo Resende, Marcos Ferreira Martins, Daniel Almeida Alves e Kailane Melo Resende receberam medalhas de prata. E Carlos Henrique Carvalho Costa, Arthur Soares Oliveira, Antônia Deyviane de Oliveira Cavalcante, Maria Vitória Silva Neves e Arthur Silva Melo ficaram com medalhas de bronze.
A estudante Ellen Lorrany, 17 anos, destacou a satisfação com as conquistas alcançadas. “Essa medalha de ouro reflete o resultado do meu esforço e conhecimento”, expressou.
Colégio Desembargador Virgílio
Em Paranã, os estudantes Joel Junio Ramos Rodrigues, Nícolas Moura Lopes de Almeida e João Pedro Figueredo da Cunha, do Colégio Estadual Desembargador Virgilio de Melo Franco, ganharam medalhas de ouro. E o jovem Antônio Barbosa da Silva Neto obteve a medalha de bronze.
O aluno Nícolas, 18 anos, que está concluindo o ensino médio, fala de sua alegria com mais essa vitória na vida. “Nossa, eu estou muito feliz com essa conquista, vejo como um reconhecimento da dedicação, superação de desafios e disciplina de horas e horas de estudo”, contou.
Também foi medalhista de prata, o estudante Luigi Azevedo Guastiti, da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, de Palmas.
Edição: Ana Luiza da Silva Dias/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins
Joselia de Lima/Governo do Tocantins