Escola da Autoria
10.03.2020Campo Grande (MS) – Direção, coordenação e corpo docente das Escolas Estaduais Professora Brasilina Ferraz Mantero, localizada no Jardim Lebron, região oeste de Campo Grande e EE Manoel Bonifácio Nunes da Cunha, localizada no Jardim Tarumã, na região sudoeste da capital, ambas ofertam ensino em tempo integral e inseridas ao programa Escola da Autoria, realizaram, no início do ano, reunião para discutir práticas de acolhimento para início do ano letivo.
Durante a reunião com direção, professores, coordenadores e jovens protagonistas acolhedores, ficou definido que os estudantes acolhedores da EE. Manoel Bonifácio Nunes da Cunha, após formação, estariam acolhendo os estudantes da EE. Profª Brasilina Ferraz Mantero, onde foram responsáveis pela recepção dos discentes no início do ano letivo.
Esta ação, somente foi exitosa, devido a iniciativa do egresso Luiz Henrique Santana Silva, que criou, em setembro de 2019, o “ Clube de Acolhimento”, que teve como principal objetivo a formar jovens protagonistas acolhedores da escola Manoel Bonifácio Nunes da Cunha, para serem multiplicadores nos anos subsequentes.
No dia 13 de fevereiro recebemos em nossa escola os estudantes da EE Brasilina Ferraz Mantero, coordenadora e uma professora, que, a partir do ano de 2020, passará a ser uma escola em tempo integral. Os estudantes passaram pela formação: Acolhimento Inicial conduzida e preparada pelos nossos jovens protagonistas acolhedores e direção, com os temas: Protagonismo, 4 Pilares da Educação, Sonho e Projeto de Vida”, enfatiza diretora Lusimeire da Silva Figueiredo.
Acolhimento
Os estudantes da EE Profª Brasilina, sob a orientação dos jovens protagonistas da EE Manoel Bonifácio Nunes da Cunha receberam os primeiros vínculos de pertencimento à escola integral, realizando momentos de diálogo, atividades de identidade e aprendizado sobre os objetivos do modelo da escola de autoria, por meio de inúmeras dinâmicas e atividades práticas.
Como resultado dessa ação, os estudantes da Profª Brasilina Ferraz efetivaram a proposta do protagonismo juvenil e desenvolveram apresentações teatrais, paródias, canções e danças que valorizassem os quatro pilares da educação (aprender a ser, conhecer, fazer e conviver) de maneira autônoma e criativa, contando com a parceria dos jovens acolhedores da EE. Manoel Bonifácio.
Os gestores das duas escolas estiveram envolvidos em todas as atividades, desde a formação, no dia 13 de fevereiro, até o acolhimento dos estudantes “e compreenderam que uma equipe pedagógica que participa integralmente de todas as ações da escola tem maiores chances de êxito no desempenho dos nossos jovens e com certeza terão uma aprendizagem de excelência e autônoma”, finaliza Lusimeire.
Texto: Adersino Junior - Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul