Escola Simoa Gomes é vice-campeã dos Jogos Escolares Brasileiros 2024

Pernambuco

04.10.2024

Uma medalha de prata que representa uma conquista muito significativa para estudantes da Escola Simoa Gomes, localizada no município de Garanhuns, Agreste do estado. Na última quarta-feira (02), último dia de competições dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024, a dupla Pedro Ariel e Carlos Noel, do vôlei de praia, batalhou muito dentro de quadra, mas acabou sendo derrotada pela dupla do Paraná e ficou com o vice-campeonato no maior certame esportivo educacional do Brasil. Apesar do revés na final, o resultado foi muito comemorado.

“O que a gente viveu é algo inexplicável! Não consigo transmitir a emoção que sentimos. Saber que dois meninos, simples, de origem humilde, chegaram ao final de um brasileiro, é de uma dimensão gigantesca. Para mim, eles são os verdadeiros campeões.  É uma medalha de prata que brilha mais do que a de ouro. Toda a felicidade e orgulho do mundo desse trabalho que foi feito pelo técnico e pelos meninos”, destacou a gestora da unidade, Andréa Nunes.

O professor de educação física Marco Ipolito acompanhou toda a jornada dos estudantes durante a competição e se orgulhou com o resultado e o desempenho. “Estou muito feliz e orgulhoso de poder fazer parte dessa história. O resultado não foi o que esperávamos, ficamos muito tensos com essa final, mas acontece, é do jogo. Acho que eles saem daqui muito mais fortes do que chegaram. Esse resultado foi possível porque a Escola Simoa Gomes enxerga essa ferramenta poderosa de transformação que é o esporte. Vamos seguir incentivando e trabalhando para termos mais e mais resultados como esse”, finalizou.

Em sua segunda edição do JEBs, Pedro Ariel conseguiu trazer a tão sonhada medalha para casa. Ele havia participado da competição em 2022, realizada no Rio de Janeiro, mas não conseguiu subir ao pódio. Agora, disputando em casa e com muito empenho, Pedro pode dizer que faz parte da segunda melhor dupla do vôlei de praia do Brasil na sua categoria.

“É minha primeira vez conquistando medalha em uma competição nacional. O resultado não foi o melhor, a gente queria ser campeão, mas conseguimos fazer um bom campeonato e chegar até a final. Mesmo com a derrota, a gente tem que comemorar porque tem muitas pessoas que queriam estar aqui no nosso lugar com essa medalha no peito. Agradeço a todo mundo que torceu por nós e vamos seguir trabalhando em busca de novos objetivos”, completou Pedro.

A história de Carlos Noel é daquelas que emocionam quem o conhece. Nascido na Venezuela, buscou no Brasil melhores condições de vida em 2021 e, enquanto brincava de vôlei com os irmãos em uma praça de Garanhuns, foi convidado para treinar e estudar na Escola Simoa Gomes. Mesmo com a dificuldade no idioma, Carlos se adaptou aos colegas rapidamente e, depois de ser campeão dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs), sagrou-se medalhista de prata na maior competição esportiva educacional do País.

“Primeiramente, gostaria de agradecer a Deus e ao meu professor, que me deu essa oportunidade de estar aqui. Vejo tudo o que posso conquistar através do esporte para poder ajudar minha família e vou continuar batalhando por isso. É muito emocionante para mim, como venezuelano, ganhar uma medalha no JEB’s. Quero agradecer também a todos que torceram por nós e estou muito feliz com o segundo lugar”, disse Carlos.

Jogos Escolares Brasileiros

Os JEBs é uma grande competição esportiva organizada anualmente pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), com apoio do Ministério do Esporte, além da parceria do Governo de Pernambuco nesta edição. A competição foi disputada pela primeira vez na cidade do Recife, até a última quinta-feira (03). Os jogos são voltados para as categorias masculino e feminino, com idade de 12 a 14 anos, nas modalidades olímpicas, não olímpicas e paralímpicas. Pernambuco participou dos jogos com a maior delegação do estado na competição, com 357 integrantes entre atletas, técnicos, dirigentes e staff.