Escola pública estadual do Rio de Janeiro é certificada pela Unesco

Sustentabilidade

23.01.2018

O Colégio Estadual Erich Walter Heine, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro, a primeira escola totalmente sustentável do Brasil, recebeu o certificado internacional Programa Escolas Associadas (PEA) da Unesco. A iniciativa, que está presente em 130 países, tem como objetivo criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela ideia da cultura da paz.

Certificada internacionalmente desde 2013 com o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design, traduzindo, Liderança em Energia e Design Ambiental), concedido pela entidade internacional Green Building Council, a escola oferece Ensino Médio integrado ao curso técnico de Administração.

O diretor do colégio, Valnei Alexandre da Fonseca, disse que a unidade de ensino desenvolve propostas pedagógicas baseadas nos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Unesco. Segundo ele, essas iniciativas garantiram conhecimentos e habilidades necessárias para que os alunos promovessem ações com foco na sustentabilidade dentro e fora da escola e que a conquista dessa certificação é resultado de um trabalho conjunto entre direção, professores e alunos.

O colégio funciona dentro de padrões que geram redução de até 40% no consumo de energia, utilizando lâmpadas led que apagam assim que as salas são liberadas; reutilização da água da chuva para uso em banheiros, hortas e jardins; telhados que reduzem o calor e os custos de refrigeração; espaço de reciclagem e piscina adaptada.

Outro destaque é o “ecotelhado”, usado como espaço de aprendizagem, que conta com uma vegetação especial para diminuir a absorção de calor e reabsorver a água da chuva. O estacionamento tem a tecnologia ecopavimento – material permeável de grelhas de plástico reciclado que permite a passagem de água e ar, evitando bolsões de água – e a borda da piscina é de material que reduz absorção de calor.