PROJETOS INTEGRADORES
05.09.2019Texto de Manuella Nobre
Ávidos por assumir papéis cada vez mais ativos na sociedade, estudantes da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Integral Rosalvo Ribeiro, em Bebedouro, escolheram incluir estudos sobre recursos públicos em seu calendário letivo e, desde o início do ano, desenvolvem o projeto “Consciência Fiscal: engrenagem que move a sociedade”. A iniciativa é um Projeto Integrador (PI) do Ensino Integral, os quais propiciam aos alunos refletir acerca de seus territórios e comunidades e apresentar propostas para o atendimento a demandas existentes no entorno.
De acordo com a professora de Sociologia e coordenadora do projeto, Eunice Novaes, as práticas iniciaram com um vasto estudo bibliográfico, seguido de palestras e oficinas, inclusive com participação de consultores e apoio do coordenador do programa de Educação Fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Iure Miranda, que também já se fez presente na escola.
“O projeto, assim como sua dinâmica, tem surpreendido a todos. A escolha do tema foi dos próprios alunos e iniciamos com um objetivo: entender como são arrecadados e aplicados os recursos públicos e como a sociedade pode participar. Surpreendente o envolvimento e a dimensão alcançada, ultrapassando os muros da escola”, declara Eunice.
Na prática - Segundo a professora, está prevista para este mês uma gincana envolvendo toda a comunidade, com ensinamentos acerca de educação fiscal. Uma destas provas consiste em cadastrar o maior número de pessoas na campanha Nota Fiscal Cidadã, promovida pelo Governo de Alagoas para conscientizar e estimular a arrecadação de tributos. A culminância do projeto acontecerá em novembro próximo.
O projeto tem rendido também aos alunos experiências e participações em programas de cunho nacional, como o Jovem Senador, que, este ano, teve como tema da redação a mesma temática estudada. Além disso, a ação foi inscrita no Prêmio Nacional de Educação Fiscal, realizado pela Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite).
Protagonismo – Outro ponto observado na prática é o estímulo ao protagonismo estudantil, defendido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), assim como a associação ao tema trabalhado durante este ano em todas as escolas da rede estadual: “A integração da escola com o território para a construção de cidades educadoras”.
Para os estudantes Mayko Jonata Lins e Paulo Jorge Dias, o maior legado que o projeto deixará será o despertar da consciência sobre o papel social e a participação ativa enquanto cidadãos.
“O projeto conscientiza alunos e todos que estão ao seu redor, que começam a entender como funciona esta engrenagem, desde a arrecadação, o processo de distribuição, destinação e aplicação dos recursos, para melhoria de vida da população”, avalia Mayko.
“Outro ponto importante é poder repassar estes conhecimentos em casa, aos nossos pais e familiares, visando mostrar como os recursos são controlados e investidos”, complementa Paulo.
Outros projetos – A articuladora de ensino Fabiana Feitosa esclarece que disciplinas eletivas também são desenvolvidas na unidade visando ampliar a visão e o leque de atuação dos cerca de 200 estudantes do ensino integral, tais como: Desenho, Empreendedorismo, Química Alimentar, Teatro, Literatura, Recreação e Lazer, Relações Interpessoais e Promoção à Saúde.
“Os temas dos projetos visam justamente proporcionar a ampliação da visão dos estudantes para enxergar além do bairro, que eles podem ser empreendedores e mudar seus destinos, ser artistas, cantores, ampliar o universo deles, sempre aproveitando também os conhecimentos e habilidades dos nossos professores, que são muito dedicados”, declara a articuladora.