Escola estadual lança 2ª coletânea de redações para o Enem produzidas por estudantes do Ensino Médio

Minas Gerais

14.11.2025

Em mais um ano, a Escola Estadual Interventor Alcides Lins realizou o lançamento da 2ª coletânea de Redações Enem: “Do rascunho ao texto final… o Alcides continua”, iniciativa que reúne produções textuais elaboradas pelos estudantes da 3ª série do Ensino Médio ao longo do ano letivo. 

A proposta integra um projeto pedagógico contínuo que estimula a produção de textos dissertativo-argumentativos sobre temas atuais e relevantes para a sociedade. A professora de língua portuguesa, Maria de Fátima Ribeiro Silva, responsável pelo trabalho, destaca a importância da iniciativa no desempenho dos estudantes.

“Pode-se dizer que esse projeto representa, para a escola, o ato de incentivar que os nossos alunos tenham excelentes resultados, sobretudo na redação,que é o foco do livro. A terem notas altas e, consequentemente, alcançarem universidades públicas quanto privadas em todo o território nacional”, afirma.

A professora reforça, ainda, que promover a escrita é fundamental para estimular a formação cidadã dos estudantes: “A importância de incentivar a produção desse gênero textual é promover, no aluno, a capacidade crítica de se posicionar de forma clara e sensata em relação aos assuntos  atuais que permeiam a sociedade contemporânea”.

Processo contínuo de aprendizagem

O trabalho é desenvolvido desde o início do ano letivo. Sob orientação da professora, os estudantes realizam semanalmente análises, debates e produções textuais baseadas em possíveis temas da redação do Enem. Após cada escrita, os textos são avaliados, corrigidos e devolvidos aos alunos, que realizam uma nova versão, aprimorando as competências exigidas pelo INEP.

A professora Maria de Fátima explica que o projeto contribui diretamente para a preparação dos alunos para o Enem, pois eles produzem textos semanalmente, recebem correções e reescrevem as próprias redações. Segundo ela, esse processo, realizado também em diálogo com outros docentes, permite que sejam discutidos temas pertinentes ao contexto social atual. A prática favorece não apenas o aprimoramento da produção textual, mas também o desenvolvimento dos estudantes para lidar com os desafios que afetam o país.

Além de fortalecer o desempenho acadêmico, a participação no projeto promove autonomia, responsabilidade e amadurecimento pessoal. A estudante Ana Luiza Viana, uma das autoras presentes na coletânea, descreve a experiência como marcante.

“Participar deste livro foi uma experiência transformadora, tanto para o meu crescimento como aluna quanto como pessoa. Além de aprimorar minhas habilidades em redação, tive a oportunidade de aprender sobre responsabilidade e compromisso. Acima de tudo, ampliou meu conhecimento sobre as principais questões sociais do nosso país”, relata.

Com mais uma edição da coletânea, a Escola Estadual Interventor Alcides Lins reafirma o compromisso com a formação integral dos estudantes e com a valorização da escrita como ferramenta de expressão, cidadania e transformação social. O projeto mostra que, quando a escola incentiva o protagonismo juvenil e cria espaços de leitura, reflexão e debate, os alunos se tornam mais preparados para os desafios acadêmicos e para compreender criticamente a realidade em que vivem.