Mato Grosso
03.11.2022A Escola Estadual ‘Coronel Jerônimo Gomes da Silva’, localizada em Araguaiana, cidade com pouco mais de três mil habitantes, preserva traços que sobrevivem ao tempo. Com 48 anos de criação, a unidade participa ativamente da rotina da comunidade. A sua história se confunde com a trajetória das gerações nascidas a partir de 1974. “Cada pessoa nascida nesse período, tem algo para contar de sua época de aluno no Jerônimo, como a escola é carinhosamente chamada por seus ex alunos”, conta o diretor Wellyngton Rocha Figueira.
Por muitos anos, a instituição de ensino ofertou três turnos de aula com turmas de Alfabetização ao 3º Ano do Ensino Médio, além de já ter atendido também EJA - Educação de Jovens e Adultos. Atualmente, atende do 5º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio com um total de 326 alunos. “Vivenciamos a nossa educação como se fossemos uma grande família, disseminando uma cultura inclusiva. Aqui, vivenciamos uma forte conexão e apoio por parte dos semelhantes e dos diferentes. Isso é saudável para a harmonia na escola”.
O diretor conta que a unidade vem se adaptando às mudanças que o tempo traz, mas a sua relação íntima com a comunidade nunca muda. “Os professores mais velhos deram aula para três gerações de uma mesma família. Esse é o diferencial. Conhecemos nossa clientela, sabemos da dificuldade de cada aluno, por qual problema sua família está passando e, por conta disso, temos acesso fácil a eles”.
Exatamente por conhecê-los bem, a gestão escolar sabe que para muitos a principal e mais completa refeição no dia é feita na escola. Por esse motivo, a horta escolar é de suma importância para os alunos. “Por meio da horta podemos reforçar a alimentação escolar com uma refeição com carboidratos, proteínas e fibras. Tudo muito nutritivo e saboroso. É como aquela comida de mãe de deixa saudade”, compara Wellyngton.
Além da contribuição para a saúde das crianças, a horta da escola também influencia diretamente no ensino-aprendizagem. Em todo o seu processo o estudante está envolvido, vendo como se dá na prática o que ele aprende na teoria nas aulas de ciências, biologia, química e matemática. “Além disso, desenvolve também o senso de responsabilidade com o meio ambiente e trabalho em equipe. Posso afirmar, com toda a certeza, que a horta escolar é essencial para nossa escola tanto no social quanto no aprendizado”, finaliza.
A escola faz parte da Diretoria Regional de Educação Polo Barra do Garças.