Tocantins
28.11.2025
Visando promover e compartilhar conhecimentos sobre os estados brasileiros, a equipe do Colégio Estadual Adá de Assis Teixeira, de Goiatins, realiza nesta sexta-feira, 28, a Feira dos Estados e o Dia da Consciência Negra. O evento será realizado na Praça Aprígio Cavalcante, das 9 às 23 horas. Na programação haverá exposição cultural, gastronômica e desfile.
A feira está sendo organizada com a participação dos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e tem o objetivo de divulgar e reconhecer a diversidade cultural existente no Brasil, nos seus aspectos econômicos, sociais, políticos, geográficos e históricos.
O diretor Edmilson Teixeira ressaltou o valor da experiência para os estudantes. “Contemplamos em nosso Projeto Político Pedagógico ações diversificadas para criar um ambiente inclusivo e estimulante, para que todos se sintam representados, valorizados e engajados. Além de compartilhar nossos trabalhos e fortalecer parcerias”, explicou.
Edmilson enfatizou a interação que o evento promoverá. “Na feira, criamos um espaço de lazer, integração social e exposição da diversidade cultural do Brasil. Na oportunidade, aproximamos pais, funcionários da escola, alunos e moradores de Goiatins”, afirmou.
Melyssa Victória Gomes Cavalcante, 18 anos, aluna da 3ª série do ensino médio, fará parte do grupo que irá apresentar o estado de Amapá. “Estamos gostando dessa ideia da feira. Um dos pontos importantes é a responsabilidade, cada aluno precisa cumprir sua parte na organização e no planejamento. Somos responsáveis pela montagem das barracas, pela decoração e por planejar as vendas. E quanto às aprendizagens, vamos calcular gastos, pensar em lucros, atender ao público e administrar o que iremos arrecadar. E com isso, vai melhorar a nossa comunicação com o público e vamos aprender a tomar decisões, resolver imprevistos, além de tudo o que aprendemos com as nossas pesquisas. Então, esta é uma ação de muito valor para a nossa aprendizagem”, contou.
O estudante Gabriel Assis Araújo Alencar, 17 anos, também da 3ª série do ensino médio, destacou a importância da feira para a integração entre alunos e comunidade. “Está sendo um momento de valorizar a cultura, aprender sobre a culinária. Nós vamos utilizar, na nossa barraca, ingredientes como cupuaçu e jussara”, frisou.
Para realizar a feira, a escola buscou parcerias com a Prefeitura e outras instituições e buscou parceiros que ajudaram com as barracas, iluminação e ornamentação. De acordo com o diretor Edmilson, os estudantes foram responsáveis pelos produtos que serão vendidos na feira, e os recursos que serão adquiridos ficarão com as turmas para as atividades recreativas e educativas. Este é um projeto que envolveu todo o corpo pedagógico da escola, estudantes, familiares e comunidade.
Edição: Ana Luiza da Silva Dias/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins
Joselia de Lima/Governo do Tocantins