Escola Estadual de Cuiabá cria reforço para o Enem com provas simuladas

Mato Grosso

19.10.2022

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 está chegando e os estudantes da Escola Estadual Integral Antônio Epaminondas (EPA), no bairro Baú, em Cuiabá, se preparam com afinco. Estudantes do 3º Ano participam do “Projeto Auxilia Preparatório para o Enem”. Como estudam em tempo integral, eles escolhem os horário e disciplinas que mais têm dificuldades para um esforço concentrado.

“Nossa orientação é que os alunos dediquem mais tempo para as disciplinas que precisam de reforço. Eles aprendem também macetes que farão a diferença na hora da prova. Já sabem o que podem e o que não podem levar, como preencher o cartão-resposta e o uso do rascunho. Esses detalhes importantes foram sugeridos pelos pais também”, assinala o orientador da área de Linguagens, professor Jackson Regis, um dos idealizadores do projeto.

Participante do projeto, o estudante Luiz Fernando tem na ponta da língua o tempo que deverá dispor para cada questão. “São três minutos em média”, frisa. A colega dele, Ane Zanuto, além de estudar com dedicação, já sabe como não ficar cansada no momento das provas. “Essa tranquilidade é importante e estou aprendendo isso aqui no projeto”, frisa.

Os alunos iniciaram a caminhada com aulas de redação. Em seguida, outras disciplinas foram adicionadas. Além disso, fazem provas ao final de cada estudo. As avaliações são elaboradas por professores de cursinho na Capital. Já algumas questões, são de outros ENEMs.

Com início no segundo semestre e com previsão do término em novembro, o cronograma dos estudos prevê provas aplicadas nas aulas de estudo orientado às terças (setembro) e às quartas (outubro e novembro) sendo duas provas por semana. São 10 questões por disciplina sendo um ponto por questão e a redação com valor de 10 pontos. No final serão 12 disciplinas além da redação que irão totalizar 130 pontos.

“Muito mais que estarem se preparando para o Enem, os melhores colocados serão premiados. A motivação para nossos alunos é fundamental”, explica. Segundo Jackson Regis, o projeto surgiu em construção com os pais preocupados com os filhos que passaram a pandemia em aula remota. A partir da disciplina orientativa “Como Estudar”, os alunos planejam o horário de estudo dentro do período de aula que é integral. O sucesso foi tanto que outras escolas solicitaram detalhes do projeto para também implantar.