Mato Grosso
07.12.2022Estudantes da Escola Estadual 29 de Julho, em Confresa, realizaram o encerramento da 1ª Mostra Cultural e Artística, com temas voltados à consciência negra. Denominada ‘Consciarte’, a mostra abordou sobre o Projeto Escavo, Nem Pensar; Projeto Socioemocional e a Semana da Consciência Negra. O evento ocorreu na primeira semana de dezembro e envolveu cerca de 1.200 estudantes, além de professores e profissionais da educação.
Segundo o coordenador pedagógico, Davi de Lima, o encerramento contou com apresentações, exposição de pinturas, comidas típicas, dança, desfile do garoto e garota afro, salas temáticas e muita discussão sobre os temas abordados.
Ele observa que o projeto Escavo, Nem Pensar foi uma ação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), enviado para trabalhar e conscientizar sobre o trabalho análogo a escravidão contemporânea. A exemplo dele, o Projeto Socioemocional também foi uma proposta apresentada pela pasta para trabalhar as habilidades socioemocionais com os alunos, como respeito, empatia e responsabilidade.
“A nossa escola sempre desenvolveu trabalhos voltados para temática da Consciência Negra. Refletir, pensar e praticar ações de respeito à nossa cultura afro e nosso povo negro”, ressaltou Davi. Ele salienta que os estudantes participaram ativamente tanto da produção quanto das apresentações. “As ações no espaço escola foram significativas para o fechamento dos projetos desenvolvidos ao longo do ano. Vimos o protagonismo desses jovens e percebemos que a aprendizagem foi significativa”, comemorou.