Escola Deoclides Muniz promove dia D da Leitura inspirado em Luis Fernando Verissimo, em Almas

Tocantins

22.09.2025

A Escola Estadual Deoclides Muniz, de Almas, promoveu no sábado, 20, a 3ª edição do Dia D da Leitura. A ação pedagógica foi planejada em parceria com a biblioteca da escola, e a área de linguagens trouxe o tema Da inspiração de Verissimo ao brilho dos nossos estudantes. O objetivo foi estimular o gosto pela leitura, a produção textual e a valorização da cultura literária no ambiente escolar.

Em um ambiente ornamentado com referências literárias, estudantes e professores recepcionaram os participantes para a abertura oficial, de valorização da palavra e imaginação. 

A biografia de Luis Fernando Verissimo foi apresentada para contextualizar a relevância do autor na literatura brasileira, bem sua influência leitora. Os estudantes apresentaram contos, de autorias próprias, o que revelou criatividade com sensibilidade e senso crítico. 

Estudantes encenaram fragmento da obra Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, unindo literatura, teatro e expressão artística. As atividades continuaram com a exposição de trabalhos inspirados em autores nacionais, na biblioteca, para visitação do público, ao longo do dia.

Leilane Cardoso Barbosa, escritora e aluna da escola, falou de suas experiências e compartilhou vivências do universo literário. Houve o momento de autógrafos do seu livro intitulado Livro de Muitas Poesias. Momento marcado por emoção e orgulho coletivo, evidenciando a importância de valorizar talentos locais.

Ana Andreza Araújo Serpa, diretora da unidade de ensino, fala o que o momento representa. “É um marco importante no calendário pedagógico. A ação fortalece o vínculo entre escola, literatura e comunidade, além de despertar talentos e potencialidades, o que contribui para uma formação integral e significativa”, pontuou.

A coordenadora da biblioteca, Ana Rita Domingos Pereira, disse que o momento é de valorização. “É um momento singular de valorização da literatura dentro da escola. Esta ação proporciona aos estudantes o contato com diferentes gêneros textuais e amplia as práticas de leitura e escrita”, enfatizou. 

Leilane Cardoso Barbosa comentou sobre sua experiência. “Foi inesquecível compartilhar o livro com colegas e professores, o que pode incentivar outros estudantes a acreditarem em seus talentos, num evento que reforça que a escola é um espaço de sonhos e conquistas” destacou.

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins