Mato Grosso do Sul
05.07.2024A Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, que oferta educação em tempo integral, em Corumbá, realizou o “Dia D JGP “Por mais amor e respeito”, dialogando sobre “saúde, sexualidade e gênero”.
Seguindo as diretrizes curriculares do Estado do Mato Grosso do Sul (documento que orienta o que as escolas devem discutir e trabalhar), bem como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), - cujos temas transversais têm o objetivo de desenvolver habilidades práticas, cognitivas e socioemocionais que promovam atitudes e valores que possibilitem a resolução das demandas da vida cotidiana, do exercício da cidadania e da vida profissional.
“compreendemos que o bem estar dos jovens vai além do bem estar físico, englobando o bem estar emocional, a escola deve favorecer a saúde mental, que se relaciona à qualidade de vida emocional e cognitiva das crianças, dos adolescentes e dos jovens, e a saúde social, que se refere à capacidade de interagir com outros e conviver bem em ambientes sociais”. Uma escola que não aborda a diversidade sexual, que não inclui os alunos LGBTQIA+, será que está promovendo ampla saúde emocional e social? - Certamente a resposta é não!”, menciona diretora adjunta Camila Cavalcante
Por isso, durante toda a semana, de 24 a 28 de junho, a escola realizou atividade atividades de debate, problematização, criações artísticas e de conscientização sobre o mês da diversidade, cujo objetivo é promover a empatia e um ambiente acolhedor para todas e todos alunos,mas principalmente levar a reflexão crítica sobre os preconceitos que estão presente em nossa sociedade e como esses preconceitos se revertem em violências.
Acolhida
A culminância do evento ocorreu neste dia 28, com Acolhida no período matutino, onde os estudantes expuseram suas criações de bolsas referente à semana, bem como, imagens de personagens LGBTQIA+, brasileiros e locais, que fizeram a diferença na sociedade. Pela tarde, um material a respeito sobre legislações em relação à diversidade, elaborado pelo Doutor em História, professor Douglas Voks- que organizou a parte teórica do evento- , foi debatido nas turmas de 9º ano e ensino médio.
A parte artística do evento, organizada pelo Mestre em Letras, professor Pedro Medina, trouxe para um bate-papo com os estudantes, o gerente de Políticas Públicas para LGBT, Márcio Kalango, que expôs os serviços prestados pelo setor em Corumbá. Os estudantes Gustavo Teixeira (3º Ano) , declamou uma poesia sobre respeito e dignidade e Rafaela Silva realizou uma fala relacionando o LGBTQIA+ com o preconceito racial, objeto de pesquisa PICTEC da EE JGP.
“A parte artística, como elaboração da Acolhida , cartazes de ilustração e bolsas sobre o evento, foram produzidas pelos estudantes durante a semana de diálogo, orientados por diversos professores. “A Gestão JGP parabeniza à equipe que organizou e executou o projeto, ao nossos convidado Márcio Kalango, bem como aos estudantes que se dedicaram a discutir essa pauta tão importante para a sociedade”, finaliza diretora Érica Oliveira Gonçalves.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar