Escola de Tocantínia promove festa literária para lançar o livro Poetas do Xodó, nesta sexta-feira

Tocantins

28.11.2025

Os estudantes do Centro Estadual Educacional Fé e Alegria Frei Antônio, de Tocantínia, promoveu um grande evento literário para lançar o livro Poetas do Xodó: Escritores de Fé e Alegria. O lançamento e a sessão de autógrafos foram realizados nesta sexta-feira, 28, às 9 horas, no auditório do Clube Cefya.

O livro reúne trabalhos autorais dos alunos do projeto da Eletiva de Poetas do Xodó sob a orientação do professor e escritor André Goveia.

A arte de ler e escrever está inspirando muitos estudantes, entre eles, Dorisneide Duity de Sousa Xerente, 15 anos, que tem trabalhos no livro e que conquistou o 1º lugar no Prêmio Internacional do Movimento de Educação Popular Integral e Promoção Social Fé e Alegria, competição que reuniu criações de estudantes de 20 países. Dorisneide Duity venceu na categoria contos, com um texto que retratou a realidade de meninas indígenas que deixam suas aldeias para estudar nas cidades, enfrentando desafios culturais e emocionais.

O projeto Poetas do Xodó tem o objetivo de aproximar os estudantes da leitura e da escrita, promovendo o protagonismo juvenil e a valorização da cultura regional. Por meio do projeto são realizadas atividades oficinas de leituras, de produções de textos e saraus literários. E desta forma, os estudantes vão se identificando com os diversos gêneros literários e desenvolvendo o pensamento crítico.

Presenças

O evento reuniu alunos, professores, familiares, escritores regionais e autoridades locais. Entre as pessoas presentes, esteve a superintendente regional de Educação de Miracema Edilene Menezes Belfort; a diretora da escola, Rosimar Oliveira; a coordenadora de Currículo da SRE de Miracema, Julliany Moraes; o poeta e escritor Zacarias Martins; a escritora Irma Galhardo e ancião Valdemar Xerente, da aldeia Recanto, que representará a comunidade indígena akwe xerente. Também estiveram presentes representantes das academias de Letras das cidades de Paraíso, Palmas, Gurupi e Araguaína e da Academia Tocantinense de Letras e Helena Alves de Amorim, representando a família do fundador inspirador da obra literária Monsenhor Pedro Pereira Piagem e diversas autoridades municipais.

A estudante Maria Isabella Amorim, 14 anos, representante do Grêmio Estudantil, falou na programação em nome dos estudantes escritores.  “Hoje fiquei muito feliz por ter sido convocada para estar presente a mesa de convidados, principalmente por ser lançamento do livro de um professor que admiro muito, ele nos mostrou o encanto pela poesia. A leitura te leva a lugares que dinheiro algum pode levar, por exemplo, vim desenvolver um gosto pela literatura recentemente, antes eu não gostava. Mas, agora eu faço questão de ler e escrever redações. Eu posso dizer que estamos em outro nível”, frisou.

Joselia de Lima/Governo do Tocantins