Escola de Muricilândia promove palestra sobre o período da piracema

Tocantins

02.12.2024

Os estudantes do Colégio Estadual Marechal Costa e Silva tiveram um momento especial para estudos e pesquisas sobre o movimento migratório de peixes, chamado de piracema. O tema foi apresentado na escola pelo secretário Municipal do Meio Ambiente, Saneamento, Ecoturismo e Limpeza Pública da Cidade de Muricilândia, Wlisses Silva Santos, e representantes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio de uma palestra denominada de Peixe Mais. O evento foi realizado no último dia 28.

A piracema corresponde ao período em que os peixes procuram locais adequados para a reprodução, e, nessa época, torna-se proibida a pesca, como forma de preservar as espécies e para que os peixes completem o seu ciclo de vida. 

A palestra teve o objetivo de mostrar aos alunos a importância da preservação ambiental e o papel do período da piracema na proteção dos recursos pesqueiros do município e do estado. Na ocasião, foram abordados temas como a relevância da biodiversidade e das áreas protegidas e como os alunos podem contribuir para a preservação do meio ambiente em seu dia a dia. Os estudantes também conheceram um pouco sobre o trabalho desenvolvido pela equipe do Naturatins.

A diretora da escola, Floraci Gonçalves Borges, ressaltou a importância da parceria com o Naturatins e com a secretaria municipal. “Foi uma palestra diferenciada por causa da dinâmica de interação, com perguntas e entregas de brindes. É importante abordarmos assuntos tão relevantes como o período da piracema e promover o respeito pela natureza. Esse trabalho é relevante porque parte dos nossos estudantes residem na zona rural e cujas famílias são ribeirinhos”, ressaltou.                 

A professora de Geografia, Ivanilda do Carmo Silva, que também coordena a área de Ciências Humanas, explicou que a palestra foi direcionada aos estudantes do 6º  ao 9º do ensino fundamental e do ensino médio. “Esse foi um momento relevante para ajudar na conscientização e importância de cuidarmos melhor da natureza e sua diversidade”, declarou.

A estudante Geovana Cardeal, 12 anos, disse que gostou da palestra. “Eu aprendi mais sobre a piracema e sobre a época que poderemos pescar e saí com mais vontade de cuidar do meio ambiente”, frisou.

A aluna Andressa Pereira Bernardes também comentou sobre a palestra. “Movimentou a escola e eu aprendi muito, principalmente, sobre as multas que são aplicadas para as pessoas que pescam nesse período. E foi importante porque eu estou concluindo o ensino médio e fiquei pensando sobre como podemos contribuir para proteger a diversidade que compõe o meio ambiente”, expressou.

Aluna Blenda Vitória, 14 anos, disse que aprendeu sobre a necessidade de ser ter um registro e uma carteira para ser um pesquisador. “Eu gostei demais dessa atividade”, ressaltou.

Edição: Ana Luiza da Silva Dias/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins

Joselia de Lima/Governo do Tocantins