Piaui
30.10.2023A Unidade Escolar Gonçalo Nunes, localizada no município de Arraial do Piauí, a cerca 200 Km de distância de Teresina, tem desenvolvido anualmente projetos que visam a conscientização e importância da inclusão no ambiente escolar e na sociedade. Por meio de atividades multidisciplinares, a escola tem mobilizado os estudantes para trabalhar temáticas que contribuam para o aprendizado deles e que chamem a atenção da comunidade escolar.
Em alusão ao mês do idoso, a escola Gonçalo Nunes realizou, no início do mês de outubro, palestras em cada turma a respeito dos tipos de violência que são acometidos aos idosos, e através de uma roda de conversa, os alunos foram ouvidos e indagados a respeito de algum tipo de violência que eles possam ter presenciado ou que pode ter ocorrido com algum idoso conhecido.
Na culminância do projeto, os alunos fizeram apresentações de poemas, paródias e peças teatrais que retratam os tipos de violência contra idosos, com a presença dos idosos da comunidade de Arraial do Piauí. Durante o evento acontece também um desfile para a escolha do mister e miss terceira idade com direito a faixa e presente especial, além da realização de sorteio de brindes.
A diretora da unidade escolar, Ednólia Pereira, reforça a importância do projeto. “O principal objetivo é conscientizar a população, em especial os nossos jovens, da importância de cuidar dos nossos idosos. Cuidar daqueles que são responsáveis por nossa existência”, afirmou a gestora.
Proporcionando o desenvolvimento das habilidades artísticas dos 18 alunos do Atendimento Educacional Especializado da Escola (AEE) atendidos pela escola, a unidade educacional também desenvolveu o projeto “Arte é inclusão”. Mediante conhecimento prévio por parte da professora responsável sobre os tipos de imagens que cada aluno gosta, foram providenciadas telas de pintura com as imagens para que eles pudessem desenhar e pintar. Durante a culminância, cada aluno artista apresentou suas obras para a população presente.
De acordo com a diretora a ação objetivou refletir, esclarecer, conscientizar e evidenciar que os alunos da sala do AEE são tão capazes quanto os demais. “Acredito que esses temas são de suma importância para que sejam apresentados à sociedade de um modo em geral. Mesmo sendo trabalhados, ainda há muito o que fazer contra o preconceito que sofrem por parte da sociedade”, enfatizou a diretora.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, destaca o empenho das escolas em proporcionar aos estudantes projetos que abordem a importância da inclusão no ambiente escolar. “Trabalhar temáticas como essas de inclusão nas escolas é algo muito necessário no ambiente escolar. Os estudantes têm a oportunidade de aprender a valorizar e respeitar cada um desses públicos, colaborando para tornar a sociedade cada vez mais igualitária”, declarou o secretário.