Pará
10.07.2024Os recursos do Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep) vêm transformando as escolas da rede estadual do Pará, com melhorias na infraestrutura, nas ferramentas de aprendizagem e nos espaços dedicados aos estudantes e profissionais da educação. A Escola Estadual Maria Câmara Paes, em Breves, no Marajó, é um dos exemplos da gestão eficiente dos recursos do programa da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc).
Entre os serviços estão a compra e instalação de 13 centrais de ar nas nove salas de aula, revitalização dos banheiros feminino e masculino, pintura na escola, troca de lâmpadas e pisos, substituição da parte elétrica.
Para o estudante da 3ª série do Ensino Médio, André Romão, a unidade ganhou um novo tom. “Mudou muita coisa, a escola ganhou uma nova tonalidade, ficou com outra perspectiva. As paredes eram riscadas, aí com as obras, o local ficou mais bonito, as pessoas agora olham para ela com mais felicidade. Dá um incentivo a mais para estudar. O ar-condicionado, quando não estava funcionando, nos dava um desânimo, agora ficou muito melhor para a concentração”, disse André Romão, estudante.
Elivane Costa, também estudante da 3ª série do Ensino Médio, compartilha do mesmo sentimento, principalmente por proporcionar um aumento no rendimento durante as aulas. “Os serviços feitos na escola me deram mais vontade de estudar, principalmente por ter um espaço confortável, limpo e aconchegante, por conta da climatização. Os espaços transformados garantem mais qualidade de ensino para todos nós, estudantes”, conta Elivane.
Em 2023, a unidade escolar recebeu R$ 156.200,20 do recurso geral, enquanto que neste ano, já foi repassado um total de R$ 190.880,43. “A cada investimento que o Governo nos proporciona, ficamos felizes e satisfeitos. Procuramos sempre fazer uma escola mais iluminada, adequada, com recursos de mídia a fim de oferecer aos professores e alunos um ambiente adequado e de qualidade. O Prodep é um marco para fazer essa descentralização [dos recursos], que foram investidos para proporcionar a melhoria na escola, para que o estudante saia satisfeito com a unidade”, conta Mauro Acioli, diretor da unidade.
Prodep - Com o programa, as escolas são capazes de transformar suas realidades a partir das necessidades particulares de cada uma. A partir disso, a gestão escolar não mais dependerá da intervenção da Secretaria ou das Diretorias Regionais de Ensino (DRE) para demandas que podem ser facilmente resolvidas com maior celeridade, a partir da disponibilidade do recurso diretamente nas unidades.
Texto: Bianca Rodrigues / Ascom Seduc