Escola da rede estadual do Pará cria projeto de reconhecimento e valorização dos estudantes

Pará

03.07.2025

Compreendendo a importância de valorizar não apenas os resultados, mas também o percurso de aprendizagem, a Escola Estadual Joaquim Almeida, no município de Capitão Poço, criou o projeto "Aluno Nota 10: Valorização do Esforço e do Desempenho Escolar". A iniciativa se volta para estudantes do 6º ano do ensino fundamental e vai além dos números no boletim para reconhecer aquilo que muitas vezes passa despercebido: o esforço diário, a persistência frente às dificuldades e a evolução conquistada passo a passo.

A proposta simples e ao mesmo tempo transformadora, lançou um novo olhar sobre o desempenho dos estudantes. A escola passou a premiar não apenas os que se destacavam academicamente, mas também aqueles que, dia após dia, mostravam dedicação, superação e vontade de aprender.

Os organizadores do projeto interdisciplinar são os professores Altielis Lima, Idamy Cordeiro, Lidiane Queiroz e a diretora, France Rodrigues. “Ao serem informados sobre o projeto, os alunos demonstraram grande entusiasmo, já que se tratava de uma iniciativa inédita na escola. Muitos passaram a se empenhar mais, percebendo que o esforço também seria valorizado, e não apenas as notas máximas".

"A escolha dos premiados foi feita de forma coletiva, com base em critérios definidos e discutidos em reuniões pedagógicas entre os professores, reconhecendo tanto o desempenho acadêmico quanto a dedicação e evolução dos estudantes”, diz o professor Altielis Lima.

No final do primeiro semestre letivo, em meio a aplausos e fotos no mural, os discentes foram reconhecidos não só por suas conquistas, mas também por seus caminhos. Com prêmios simbólicos, como livros, materiais escolares e lembranças oferecidas por parceiros da comunidade, cada entrega se tornou um lembrete de que estudar vale a pena.

Um dos estudantes premiados foi Antônio Carlos, que compartilhou como conquistou esse reconhecimento. “Procurei seguir as orientações dos professores, manter um bom comportamento na escola, realizar todas as atividades, ser atencioso, cuidadoso e colaborativo com os colegas”, contou o estudante.

Dois caminhos de reconhecimento foram criados. Um deles, para os três alunos que conquistaram o maior número de notas 10, a excelência medida pelo desempenho acadêmico. O outro, igualmente importante, para os três estudantes que mais evoluíram: aqueles que, com esforço visível e constante, mostraram que aprender é também crescer por dentro. Essa escolha não veio de um único olhar, mas de uma avaliação cuidadosa feita por diversos professores, em diferentes disciplinas. Mas ninguém ficou de fora. Todos os alunos, mesmo os que não estavam entre os premiados, receberam uma medalha e um certificado, símbolos de que fazem parte de algo maior, de uma escola que acredita no poder do incentivo e no potencial de cada um.

Professores, famílias e membros da comunidade escolar participaram ativamente, o que conferiu ainda mais valor à iniciativa. Esse envolvimento coletivo ajudou a tornar o projeto mais sólido e eficaz, fortalecendo os laços entre escola e comunidade.

“Acredito que, ao destacar um aluno com excelente desempenho, também estimulamos os colegas a buscarem o melhor de si, respeitando suas próprias possibilidades. Isso contribui diretamente para a construção de um ambiente escolar mais positivo, inspirador e motivador. O mais importante é que esse tipo de reconhecimento valoriza não só o conhecimento, mas também o esforço, o comprometimento e os valores que o aluno demonstra”, afirma Lidiane Queiroz, professora.

O "Aluno Nota 10" deixou um legado importante, mostrou que cada trajetória importa, que cada progresso merece ser reconhecido, e que a educação ganha força quando se baseia no incentivo, na valorização e na confiança no potencial de cada aluno.

 

Texto de Bianca Rodrigues / Ascom Seduc