EREM Maria Vieira Muliterno abre edição 2019 do projeto Uma Noite no Museu

Pernambuco

23.05.2019

Estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Maria Vieira Muliterno, em Abreu e Lima, abriram a edição 2019 do projeto 'Uma Noite no Museu', no Centro cultural Cais do Sertão. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Turismo e Lazer do Estado de Pernambuco em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes (SEE), e acontece nas últimas terças-feiras do mês, contemplando oito escolas até o final da edição.

O Museu é composto por sete territórios presentes em sua expografia, são eles: Viver, Criar, Ocupar, Cantar, Trabalhar, Crer e Migrar. Os temas foram distribuídos por sorteio entre as escolas participantes do projeto. A proposta é que estudantes criem peças de teatro trazendo personagens da cultura nordestina encontradas no museu, dando vida aos mesmos e fazendo com que interajam com o público. Nesta terça-feira (21) a EREM Maria Vieira Muliterno trouxe ao Cais a cultura sob a ótica sertaneja, o sofrimento do povo até chegar à cidade, trabalhando com o território ‘Criar”.

Durante a apresentação os estudantes trabalharam com o tema ‘Odisseia Sertaneja’, inspirados em grandes nomes nordestinos como Mestre Vitalino e Luiz Gonzaga. Os jovens apresentaram performances, pinturas no rosto, monólogos e uma releitura da tela “Retirantes” de Candido Portinari.

Representando Mestre Vitalino, um vaqueiro e um sertanejo, o estudante Pedro Lucas, do 3º ano, enfrentou vários desafios para compor seus personagens. Aprendeu a mexer com o barro e construiu seu primeiro boneco, enfrentou os desafios do controle da respiração e da voz para fazer o aboiá do vaqueiro e o jeito de falar de um sertanejo. “Foi um grande desafio construir tudo isso e uma grande experiência que vou levar para a vida. Conseguimos extrair a essência do sertanejo que só fez crescer o amor que temos pelo nosso Nordeste, que é rico em cultura”, declara.

Interpretando Mateus, um escravo que faz par com Catirina - casal da cultura popular -, o jovem Ronald Leonardo se sente agradecido pela oportunidade de falar sobre a história do Nordeste. “Um projeto muito bom, diferente, uma apresentação grande, com figurino criado por nós, tudo foi um grande desafio para o grupo. O Nordeste tem muitas coisas boas para descobrir, nossa história é grande e nunca será apagada. Eu lutarei sempre para que isso jamais aconteça”, diz.

Ao longo dos anos o projeto já trabalhou com inúmeras escolas da rede estadual de ensino. As próximas apresentações trarão temas que falam sobre a arte das rendeiras, a esperança do sertanejo e a devoção à Virgem Maria, obras como “Morte e Vida Severina”, “Os Sertões”, “Grande Sertão Veredas”, dentre outros. O projeto Uma Noite no Museu tem entrada gratuita. Para assistir às apresentações, o público deve chegar ao Cais antes das 17h, horário de fechamento do centro.