Alagoas
01.04.2024O Governo Federal divulgou o cronograma da edição 2024 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As inscrições começam no dia 29 de abril, mas, antes disso, os participantes que faltaram às provas em 2023 precisarão justificar sua ausência no exame. Esse procedimento pode ser feito até 05 de abril, e é obrigatório caso o estudante queira participar da edição de 2024 sem pagar nada.
Desse modo, aquele que não realizar a justificativa da edição anterior (2023) ou tiver ela reprovada, deverá pagar uma taxa no valor de R$ 40,00 ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Como justificar a ausência no Encceja 2023
A justificativa deve ser feita pelo site oficial do Encceja (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial).
Ao entrar no site, o candidato deve informar seu CPF e senha, e procurar pela opção “justificar ausência”. Assim sendo, é só preencher um formulário explicando o motivo pelo qual não realizou a prova. No entanto, não basta apenas explicar, é necessário também apresentar algum documento que comprove a ausência. Algumas justificativas que serão aceitas são:
Furto ou assalto;
Morte na família;
Maternidade;
Paternidade;
Privação de liberdade;
Emergência, internação ou consulta médica;
Casamento ou união estável;
Intercâmbio acadêmico.
Após enviar a justificativa, é importante acompanhar o status da solicitação no sistema. O Inep ficará com a missão de analisar e notificar se a justificativa e os documentos enviados foram aceitos ou não. O resultado está previsto para o dia 15 de abril.
O Encceja
Criado em 2002 pelo Governo Federal, o Encceja é destinado aos jovens e adultos que interromperam os estudos e buscam retomar a escolaridade por meio da certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio. Em todo o Brasil, mais de um milhão de brasileiros participaram das provas em 2023.
Em Alagoas, 10.832 se inscreveram para o exame no ano passado, sendo 8.874 para nível médio e 1.958 para o fundamental.
Cecília Calado (sob supervisão) / Ascom Seduc Fotos: Thiago Ataíde / Ascom Seduc