Mato Grosso do Sul
04.09.2023Estudantes da Escola Estadual Maria Leite, que oferta ensino em tempo integral, em Corumbá, participaram de atividade prática durante as aulas de empreendedorismo, sendo acompanhados pela professora e coordenadora da Qualificação profissional Qualificação “Promotor de vendas e e-commerce”, Geicyanne Nunes.
Diante da proposta do PPC e de acordo com as habilidades e competências da BNCC, no qual um dos objetivos é promover a aprendizagem colaborativa, desenvolvendo nos estudantes a capacidade de trabalharem em equipe e aprenderem com seus pares e estimular atitudes cooperativas e propositivas para o enfrentamento dos desafios da comunidade, do mundo do trabalho e da sociedade em geral, alicerçadas no conhecimento e na inovação, a proposta inicial em sala de aula, após as aulas teóricas e conceituais, foi a criação de casinhas para pet’s (animais de estimação de pequeno porte) com o uso de caixas de papelão, na qual foi arrecadada em rede de supermercados.
Casinha para pet’s
Considerando a estrutura feita de papelão e é totalmente segura para os animais e além disso, tem baixo impacto ambiental e pode ser reciclada após o descarte aquecendo-os nos dias de frio na nossa região. Cada grupo utilizou e abusou da criatividade estimulados por uma competição saudável entre eles, tudo de acordo com as habilidades e conteúdos propostos no PPC, na qual a escola oferta.
Após a confecção das casinhas colocando em prática uma aprendizagem de empreendedorismo sustentável, os alunos propuseram doar essas casinhas para uma Ong protetora dos animais existente na cidade, a GAAV, como forma de praticar também o empreendedorismo social com o objetivo de estimular os estudantes tanto na aprendizagem pedagógica quanto na visão e ação social fortalecendo espaços de protagonismo dentro e fora do ambiente escolar, promovendo práticas pedagógicas com foco na solução de problemas reais e na realização de intervenções que melhore seu entorno.
Houve uma votação em rede social, com a participação da comunidade escolar interna e externa para escolher a casinha que mais agradou a comunidade. Para isso foi criada a enquete no Google forms para obter resultados precisos. Durante a votação, as casinhas ficaram expostas para a comunidade escolar interna e externa observarem, após a votação foi feita a entrega da mesma na ONG.
“Assim, todo o objetivo desta atividade foi empoderar o estudante através do seu engajamento em projetos sociais de intervenção local que ampliem suas conexões com o seu território e oportunizem o exercício da cidadania”, finaliza gestor Paulo Eduardo Mendes Balejo.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.