Sergipe
30.03.2022As escolas que ofertam o ensino médio e o ensino fundamental em tempo integral iniciaram nesta segunda-feira, 28, a aplicação da avaliação diagnóstica para alunos, cujo objetivo é colher informações sobre o quanto os estudantes dominam determinados conhecimentos e habilidades, e o impacto da pandemia na aprenidizagem. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral (Ngeti), e em parceria com o Instituto Sonho Grande e a ArcoTech Educação.
No Centro de Excelência de Educação Profissional Professora Neuzice Barreto, que oferta o ensino médio em tempo integral, integrado ao curso técnico de Automação Industrial, em Nossa Senhora do Socorro, as ações começaram nesta tarde. Segundo a diretora da unidade, professora Cláudia Valéria Santos Rodrigues, todos os 489 alunos serão avaliados. “A partir desse diagnóstico dos resultados que nós vamos ter, iremos potencializar novas estratégias de ação para poder recuperar o currículo escolar. O objetivo fundamental dessa avaliação é este: dar suporte à parte pedagógica para que possamos melhorar e restaurar as aprendizagens dos nossos alunos”.
Para garantir a recomposição das aprendizagens, a diretora explicou como a equipe vem trabalhando nesse sentido. “A gente tem focado bastante nas eletivas para essa recomposição do currículo escolar, além do estudo orientado; ou seja, todo o plano de ação da escola está voltado para essa questão de recuperação e recomposição. E as estratégias são estas: pensar e construir juntamente com o aluno; e a avaliação diagnóstica vem para isso; para nos ajudar, dar suporte, melhorar nossas eletivas, e outras ações que atingem diretamente a comunidade estudantil”, reforçou Cláudia Valéria.
As provas são aplicadas de duas formas: presencial, com prova impressa e cartão resposta, e no formato online, por meio da Plataforma “ArcoTech”, na qual cada estudante terá um login e senha próprios. Além disso, já de olho no que o Novo Ensino Médio propõe, neste ano, estão sendo aplicadas provas das quatro áreas do conhecimento (Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências da Natureza e suas Tecnologias) em todas as turmas do Ensino Médio.
Participando de sua terceira avaliação diagnóstica, o estudante Arthur dos Anjos, jovem protagonista do Neuzice Barreto, destacou que o estudo dos resultados beneficiará não só sua escola, mas toda a rede de ensino. “Na minha opinião, além de ver o desenvolvimento dos alunos, de identificar como está a questão da aprendizagem, até porque são dois anos de aulas remotas, essa avaliação mostrará o desempenho da rede como um todo”, declarou ele, destacando que a coleta dessas informações será crucial para a criação de novas estratégias de ensino.
Quem também vê a aplicação como importante é a aluna Samira dos Santos Freire, do 2º ano do ensino médio. “É sempre bom a gente se avaliar. Saber como estamos indo no semestre do ano letivo; quais as nossas dificuldades, no que devemos melhorar”, concluiu.