Em Itambé, Erem Frei Orlando realiza 16ª edição da feira Viver Ciência

Pernambuco

25.10.2024

A Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Frei Orlando, em Itambé, na Mata Norte do estado, promoveu mais uma edição da sua tradicional feira de conhecimentos Viver Ciência, berço de vários projetos científicos premiados nacionalmente durante os seus 16 anos de existência. O evento, realizado na última sexta-feira (18), integrou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 

Mais de cinco mil pessoas visitaram a escola para conferir os 22 projetos apresentados pelos estudantes nas categorias “Incentivo à Pesquisa” e “Desenvolvimento Tecnológico”. O público ainda pôde participar de atividades físicas e assistir a apresentações de danças regionais, como coco e xaxado. Em  sua realização, a feira conta com o apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe).

“Na feira deste ano, discutiu-se sustentabilidade, pirâmides financeiras, acessibilidade para pessoas neurodivergentes, dentre outros temas que estimulam os alunos a dar o pontapé inicial na investigação científica e que promovem a cidadania e o desenvolvimento cognitivo. A feira é um catalisador de potencialidades, porque muitos estudantes acabam se familiarizando com a ciência”, considera Manoel Santana, gestor da Erem. 

Nesta edição, os vencedores foram os projetos “Dama Inclusiva”, na categoria Desenvolvimento Tecnológico, e  “Verde Santo” na categoria Incentivo à Pesquisa. O primeiro propôs um jogo de damas para pessoas cegas, com a criação de um tabuleiro com texturas diversas, enquanto o segundo analisou as potencialidades terapêuticas do capim santo. Ambos os projetos vão representar a escola no Ciência Jovem, uma das maiores e mais antigas feiras de ciência do Brasil, realizada pelo Espaço Ciência, no Recife, desde 1994.

HISTÓRICO 

A feira Viver Ciência é um espaço de divulgação científica repleto de projetos proeminentes, que colecionam premiações e acabam extrapolando os limites da escola. Em 2013, o projeto “Segundo Sentido” conquistou o 1º lugar no prêmio Ciência Jovem. Em 2014, o professor Jayse Ferreira, hoje assistente de gestão da Erem, conquistou o primeiro lugar no prêmio Professores do Brasil, do Ministério da Educação (MEC), por coordenar o projeto “Eu sou uma obra de arte: etnias do mundo”.  Já em 2016, o projeto “Smart Squirt” (descarga inteligente) foi o vencedor do prêmio Água Vamos Preservar, promovido pela Compesa, e o projeto “Venttcel” venceu o concurso Energia para Viver Melhor, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Para saber mais sobre a feira, acesse o Instagram @viverciencia_eremfo.