Amazonas
03.04.2024Desde 2017 no calendário de ações anuais da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, a edição de 2024 da campanha “Saúde Vocal” teve início, nesta quarta-feira (03/04), na Escola Estadual (EE) Isaías Vasconcelos, localizada no município de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus). A campanha, que acontece em alusão ao Dia Mundial da Voz, comemorado no dia 16 de abril, tem o objetivo de fortalecer o debate sobre a importância do cuidado com a voz, enxergando-a como ferramenta de trabalho dentro de sala de aula.
A campanha é desenvolvida pelos profissionais de fonoaudiologia da Gerência de Admissão e Atenção ao Servidor (GAAS), da Secretaria de Educação. Contudo, o atendimento aos trabalhadores da educação durante a campanha conta também com uma equipe multiprofissional, como explicou a coordenadora da GAAS, Marilene Remigio.
“Temos com a gente assistentes sociais, fonoaudiólogos, enfermeiros, psicólogos e profissionais de Educação Física. Tudo para cuidar do bem-estar dos nossos servidores, em todas as frentes", destacou Marilene.
A iniciativa da GAAS segue com ações durante todo o mês de abril e ainda vai chegar a escolas estaduais de todas as coordenadorias distritais de Manaus.
Atividades
Considerados como profissionais da voz pelos fonoaudiólogos, os professores presentes realizaram uma imersão em seus aparatos vocais por meio de exercícios, dicas e sinais de alerta. Técnicas de respiração, atividades corporais de aprimoramento e práticas de aquecimento vocal foram alguns dos tópicos abordados.
"A sala de aula é um grande desafio. Competição sonora, abuso vocal, problemas de saúde. Todas essas questões comprometem a voz e o professor vive isso de maneira muito intensa. É para isso que estamos aqui, para orientar, avaliar e ensinar técnicas sobre o assunto", ressaltou o fonoaudiólogo da GAAS, Grijalba Rodrigues.
Além da ação com fonoaudiólogos, os presentes também foram atendidos pelas equipes de avaliação física e psicossocial da GAAS. Serviços de aferimento de pressão, glicemia, bioimpedância e consultas individualizadas com psicossociais estiveram em foco no momento.
Participação docente
Apesar do conteúdo de cuidado com a voz ter sido desenvolvido mais especificamente para professores, a ação na EE Isaías Vasconcelos contou com a participação de todos os trabalhadores da educação da unidade de ensino. Pedagogos, merendeiros, agentes de portaria, professores e demais profissionais estiveram presentes.
"Nós estamos muito felizes em receber essa ação. É uma atenção a mais para os profissionais do interior do Amazonas. O nosso sentimento é de orgulho e gratidão. Estamos todos da escola aqui, porque a educação é um conjunto", ressaltou a diretora da unidade de ensino, Francimary Macedo.
Já para a professora Liliane Paz, o olhar para si com mais carinho foi o aprendizado do dia.
"A equipe veio com essa concepção do autocuidado para os profissionais. Foi um dia de autocuidado. Sobre a voz, o nosso conhecimento era bem básico e as técnicas que aprendemos nós conseguiremos aplicar no dia a dia", finalizou Liliane.
FOTOS: Eduardo Cavalcante /Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar