Mato Grosso do Sul
23.09.2024Pensando em ofertar aos docentes uma imersão na aprendizagem criativa, como possibilidade de renovação da prática pedagógica, a Escola Estadual Castro Alves, em Dourados, realizou minicurso de Robótica Educacional: Uma Jornada de Aprendizagem Criativa
A robótica educacional não se limita a construir robôs; ela representa uma transformação profunda na prática docente, oferecendo um ambiente de aprendizado dinâmico e engajador.
“Ao integrar a robótica em suas aulas, os professores se tornam verdadeiros facilitadores da aprendizagem, proporcionando aos alunos experiências únicas e enriquecedoras”, menciona professora coordenadora de práticas inovadoras Sirléia Vieira Portilho, proponente do minicurso, em conjunto com professor Sammer Sant Ana Almeida
O planejamento partiu da base de conhecimento prévio que os PCPIs (Professores Coordenadores de Práticas Inovadoras) possuem sobre o Kit de Robótica Educacional, ofertados pela SED.
A ideia inicial era fazer uma introdução a programação desplugada, demonstrando aos docentes as vastas possibilidades que as novas ferramentas e o acompanhamento das tendências educacionais promovem no desenvolvimento profissional, torando-o contínuo e também, expandir seus próprios conhecimentos e habilidades.
Minicurso
O minicurso de Robótica Educacional aconteceu na Escola Estadual Floriano Viegas Machado, no espaço do Quantum Lab, nos dias 02 e 09 de setembro, com solicitação e autorização do diretor Júlio Cesar dos Santos.
A diretora Marcia Regina da Silva Wider enfatizou que robótica educacional é uma jornada que transforma tanto alunos quanto professores. Ao abraçar essa nova abordagem, os docentes podem criar um ambiente de aprendizado mais dinâmico, engajador e significativo, preparando os alunos para os desafios do século XXI.
O professor Sammer Sant Ana Almeida apresentou aos docentes a plataforma Scratch, onde foi possível conhecer as possibilidades de utilização no desenvolvimento e elaboração de atividades. Como forma de fixação de aprendizagem, o professor pediu para os docentes desenvolverem uma ideia de aula utilizando o recurso. Cada docente realizou a atividade conforme a sua disciplina. Essa interação permitiu aos participantes do minicurso, o primeiro contato com o algoritmo e a programação.
A proposta do minicurso, além de apresentar as ferramentas que permitem trabalhar a programação desplugada, o algoritmo e o Scratch, os docentes tiveram a oportunidade de conhecer melhor o que é a programação, ter contato com a linguagem de programação de forma divertida, construir seus próprios robôs e projetos inovadores, ver na prática como o pensamento crítico e a resolução de problemas é importante no desenvolvimento de atividades práticas, e poder colaborar com os alunos em projetos desafiadores.
Kit de robótica educacional
Após a atividade com programação desplugada, apresentação da plataforma Scratch, foi feita a apresentação do kit de robótica educacional, após uma explanação sobre a relevância da robótica no atual cenário pedagógico, ressaltando como essa ferramenta pode estimular habilidades essenciais nos alunos, como pensamento crítico, criatividade e trabalho em equipe.
Os educadores foram convidados a refletir sobre suas próprias experiências e expectativas em relação ao uso da robótica em suas práticas pedagógicas.
O próximo passo foi a demonstração detalhada do kit e sua variedade de componentes, como motores, sensores, módulos de programação e peças de montagem. O professor Sammer demonstrou cada um dos itens, enfatizando suas funções e como eles se conectam para formar um robô funcional. Destacou-se a simplicidade e a robustez dos materiais, especialmente projetados para o ambiente escolar, tornando a robótica acessível para diferentes níveis de ensino.
Robô
Após a apresentação teórica, os docentes participaram de uma atividade prática que visava a montagem e programação de um robô simples. Divididos em grupos, os professores receberam um conjunto do kit e foram desafiados a construir um robô que executasse uma tarefa ou movimento. Essa atividade foi planejada para promover a colaboração entre os participantes, permitindo que compartilharem ideias e experiências.
Os grupos começaram a montagem de seus robôs utilizando os componentes do kit para criar estruturas diferentes. Enquanto alguns docentes se dedicaram à construção física, outros se voltaram para a programação, utilizando um software de codificação amigável que permitia a introdução de comandos de forma intuitiva. Durante o desenvolvimento do projeto, os participantes não apenas aplicaram conceitos de programação, como também praticaram habilidades de resolução de problemas ao enfrentarem os desafios que surgiram durante as etapas de montagem e testes.
Apresentação
Ao final do minicurso, cada grupo teve a oportunidade de apresentar seu robô, demonstrando suas funcionalidades e compartilhando as soluções encontradas para os obstáculos. Essa atividade não só solidificou o aprendizado dos docentes sobre robótica, mas também os equipou com conceitos e experiências práticas que poderão ser aplicadas em suas salas de aula, vislumbrando um futuro onde a tecnologia e a educação caminham lado a lado.
“O entusiasmo e o engajamento gerados durante o minicurso foram consideráveis, sinalizando que a robótica está pronta para ser uma aliada poderosa na educação moderna e inclusiva”, finaliza professora Sirléia.
Adersino Junior, SED
Fots: Arquivo escolar