Escola Estadual Castro Alves realiza minicurso de Robótica Educacional para professores

Mato Grosso do Sul

23.09.2024

Pensando em ofertar aos docentes uma imersão na aprendizagem criativa, como possibilidade de renovação da prática pedagógica, a Escola Estadual Castro Alves, em Dourados, realizou minicurso de Robótica Educacional: Uma Jornada de Aprendizagem Criativa

A robótica educacional não se limita a construir robôs; ela representa uma transformação profunda na prática docente, oferecendo um ambiente de aprendizado dinâmico e engajador.

“Ao integrar a robótica em suas aulas, os professores se tornam verdadeiros facilitadores da aprendizagem, proporcionando aos alunos experiências únicas e enriquecedoras”, menciona professora coordenadora de práticas inovadoras Sirléia Vieira Portilho, proponente do minicurso, em conjunto com professor Sammer Sant Ana Almeida

O planejamento partiu da base de conhecimento prévio que os PCPIs (Professores Coordenadores de Práticas Inovadoras) possuem sobre o Kit de Robótica Educacional, ofertados pela SED.

A ideia inicial era fazer uma introdução a programação desplugada, demonstrando aos docentes as vastas possibilidades que as novas ferramentas e o acompanhamento das tendências educacionais promovem no desenvolvimento profissional, torando-o contínuo e também, expandir seus próprios conhecimentos e habilidades.

Minicurso

O minicurso de Robótica Educacional aconteceu na Escola Estadual Floriano Viegas Machado, no espaço do Quantum Lab, nos dias 02 e 09 de setembro, com solicitação e autorização do diretor Júlio Cesar dos Santos.

A diretora Marcia Regina da Silva Wider enfatizou que robótica educacional é uma jornada que transforma tanto alunos quanto professores. Ao abraçar essa nova abordagem, os docentes podem criar um ambiente de aprendizado mais dinâmico, engajador e significativo, preparando os alunos para os desafios do século XXI.

O professor Sammer Sant Ana Almeida apresentou aos docentes a plataforma Scratch, onde foi possível conhecer as possibilidades de utilização no desenvolvimento e elaboração de atividades. Como forma de fixação de aprendizagem, o professor pediu para os docentes desenvolverem uma ideia de aula utilizando o recurso. Cada docente realizou a atividade conforme a sua disciplina. Essa interação permitiu aos participantes do minicurso, o primeiro contato com o algoritmo e a programação.

A proposta do minicurso, além de apresentar as ferramentas que permitem trabalhar a programação desplugada, o algoritmo e o Scratch, os docentes tiveram a oportunidade de conhecer melhor o que é a programação, ter contato com a linguagem de programação de forma divertida, construir seus próprios robôs e projetos inovadores, ver na prática como o pensamento crítico e a resolução de problemas é importante no desenvolvimento de atividades práticas, e poder colaborar com os alunos em projetos desafiadores.

Kit de robótica educacional

Após a atividade com programação desplugada, apresentação da plataforma Scratch, foi feita a apresentação do kit de robótica educacional, após uma explanação sobre a relevância da robótica no atual cenário pedagógico, ressaltando como essa ferramenta pode estimular habilidades essenciais nos alunos, como pensamento crítico, criatividade e trabalho em equipe.

Os educadores foram convidados a refletir sobre suas próprias experiências e expectativas em relação ao uso da robótica em suas práticas pedagógicas.

O próximo passo foi a demonstração detalhada do kit e sua variedade de componentes, como motores, sensores, módulos de programação e peças de montagem. O professor Sammer demonstrou cada um dos itens, enfatizando suas funções e como eles se conectam para formar um robô funcional. Destacou-se a simplicidade e a robustez dos materiais, especialmente projetados para o ambiente escolar, tornando a robótica acessível para diferentes níveis de ensino.

Robô

Após a apresentação teórica, os docentes participaram de uma atividade prática que visava a montagem e programação de um robô simples. Divididos em grupos, os professores receberam um conjunto do kit e foram desafiados a construir um robô que executasse uma tarefa ou movimento. Essa atividade foi planejada para promover a colaboração entre os participantes, permitindo que compartilharem ideias e experiências.

Os grupos começaram a montagem de seus robôs utilizando os componentes do kit para criar estruturas diferentes. Enquanto alguns docentes se dedicaram à construção física, outros se voltaram para a programação, utilizando um software de codificação amigável que permitia a introdução de comandos de forma intuitiva. Durante o desenvolvimento do projeto, os participantes não apenas aplicaram conceitos de programação, como também praticaram habilidades de resolução de problemas ao enfrentarem os desafios que surgiram durante as etapas de montagem e testes.

Apresentação

Ao final do minicurso, cada grupo teve a oportunidade de apresentar seu robô, demonstrando suas funcionalidades e compartilhando as soluções encontradas para os obstáculos. Essa atividade não só solidificou o aprendizado dos docentes sobre robótica, mas também os equipou com conceitos e experiências práticas que poderão ser aplicadas em suas salas de aula, vislumbrando um futuro onde a tecnologia e a educação caminham lado a lado.

“O entusiasmo e o engajamento gerados durante o minicurso foram consideráveis, sinalizando que a robótica está pronta para ser uma aliada poderosa na educação moderna e inclusiva”, finaliza professora Sirléia.

Adersino Junior, SED

Fots: Arquivo escolar