Roraima
27.11.2019Por Mágida Azulay Khatab
Fotos: Ascom/Seed
Em cumprimento a uma política pública de Governo, começou na manhã desta quarta-feira, 27, e segue até sexta-feira, 29, a capacitação de profissionais que atuam em cinco escolas da rede estadual de ensino, que serão piloto do EducaRR, sistema de gestão educacional que vem para revolucionar a educação em Roraima.
A capacitação está ocorrendo no laboratório de informática da Univirr (Universidade Virtual de Roraima) do Pricumã e a abertura contou com a participação de Aerton de Sousa Dias, secretário adjunto de Gestão do Sistema Educacional da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), e Paulo Torres, da Assessoria do Governo Digital.
As cinco escolas-piloto são: Monteiro Lobato, Lobo D’Almada, Gonçalves Dias, Ana Libória e Ayrton Senna. A capacitação está sendo realizada pela equipe da Assessoria do Governo Digital, coordenada por Paulo Torres, responsável também pelo desenvolvimento do sistema.
Participam do encontro os gestores e secretários escolares e auxiliares de secretaria. Esse é o momento para que os profissionais conheçam na prática o sistema e também é a oportunidade para darem sua contribuição, apontando adequações e sugestões, uma vez que esses profissionais atuam na ponta, dentro das escolas.
Elane Trajano, gestora da Escola Estadual Lobo D’ Almada, está muito entusiasmada com o novo sistema. Para ela, significa um grande avanço para a educação de Roraima.
“É um dos maiores avanços de aproveitamento dos recursos de tecnologia para o bem da escola e do sistema. Vai nos colocar num sistema de comunicação muito mais amplo com toda a comunidade escolar. Considero como um voo para o mundo atual em que estamos vivendo”, disse Elane.
Paulo Torres explicou que o sistema é um dos maiores projetos do Governo, desenvolvido por técnicos e profissionais capacitados do Estado. “Um sistema desse porte, se fosse adquirido pelo Governo, seria gasto em torno de R$ 700 mil a R$ 1 milhão”, disse, enfatizando a economia que o Governo fez.
EDUCARR
O sistema EducaRR foi desenvolvido pelos analistas de sistema Antonio Fábio, Raimundo Silva e Jefferson Kalffman, da Assessoria do Governo Digital, sob coordenação de Paulo Torres. Na plataforma digital será possível realizar a matrícula nas escolas da rede estadual de forma mais prática e dinâmica.
A plataforma terá um ambiente acadêmico onde o estudante poderá acessar notas, boletins e trabalhos escolares. Em um campo específico para o professor, ele poderá acompanhar o rendimento do aluno, lançar notas no boletim escolar e realizar seu planejamento de aulas.
No espaço virtual destinado aos gestores escolares, estes poderão realizar transferência de alunos e acompanhar o quadro de lotação e movimentação dos docentes. Também será inserido o Calendário Escolar e as unidades de ensino poderão fazer adaptações necessárias ao calendário conforme a realidade da comunidade escolar.
Um dos focos do sistema é aproximar os pais da vida acadêmica dos filhos. Por isso, a plataforma também disponibilizará um espaço para que os pais e responsáveis acompanhem a vida escolar dos estudantes. No sistema integrado, o pai, por exemplo, poderá receber notificação no celular sobre a presença do filho na escola, avisos da gestão, entre outras situações.
Na plataforma, as escolas também poderão realizar o acompanhamento de ações internas da Seed. Segundo Paulo, a plataforma é um espaço para gerenciamento da rede educacional.
“O sistema visa fazer um processo de gestão educacional para toda a rede estadual. É algo inédito e que está sendo desenvolvido e aplicado desde o início da gestão do atual Governo. É um grande salto qualitativo no gerenciamento da educação. Podemos dizer que estamos saindo da idade da pedra para um momento moderno, uma era de luz”, enfatizou Paulo Torres.
POLÍTICAS PÚBLICAS
Paulo explicou ainda que o sistema também vai gerar dados e índices que serão analisados e estudados com o objetivo da construção de políticas públicas. Ou seja, a plataforma permitirá ao gestor identificar parâmetros educacionais como, por exemplo, o índice de repetência em determinada disciplina e etapa de ensino e, a partir daí, se pensar em políticas públicas mais direcionadas.
A intenção é que o EducaRR seja implementado já em 2020 nas cinco escolas-piloto e, a partir da experiência, mediante as adequações necessárias, expandir para toda a rede, inclusive para as escolas do interior do Estado e também as localizadas nas comunidades indígenas.