Educadores do CEM Castro Alves criam estratégias de produções textuais no Dia D da Leitura

Tocantins

23.09.2025

Os educadores do Centro de Ensino Médio Castro Alves inovaram na programação alusiva ao Dia D da Leitura. A escola desenvolveu um projeto integrador, envolvendo todas as áreas do conhecimento, e a culminância foi realizada no dia 20, com o tema “Tocantins que lemos, Tocantins que vivemos”. Na programação, houve exposição dos textos produzidos nos formatos de poesia, dissertação, momento de leitura, além da realização de uma mostra da fauna e flora tocantinense, com parceria da Universidade do Tocantins (Unitins). Essa programação especial sobre a leitura faz parte do incentivo do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, sendo uma das ações do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE).

Na ocasião, foi exibido o documentário “O tronco”, que proporcionou uma reflexão crítica sobre a história do Tocantins, oportunizando aos estudantes terem mais conhecimento sobre as lutas históricas e a formação cultural do estado.

E entre as ações, houve exposição sobre acervos de áudios e apresentações de índices e percentuais de temas sobre alimentação e queimadas, e exposição de desenhos e ilustrações.

Uma inovação foi a inserção de QR Codes em todos os estandes, que direcionou os visitantes para uma biblioteca digital com as pesquisas realizadas pelos estudantes. A área de Linguagens apresentou um panorama sobre a história do Tocantins com a linha do tempo, em entrevistas realizadas por estudantes com legendas em inglês, por meio de produções que uniram literatura, música e memória cultural. Em Ciências Humanas foram apresentadas paródias produzidas pelos alunos, exposições de livros de autores regionais e um podcast comentando sobre o evento e as produções realizadas pelos estudantes.

Os professores de Matemática trabalharam com gráficos, índices e tabelas sobre as comidas típicas e as queimadas. E houve conversas sobre a alimentação saudável na escola e alimentos provindos do bioma cerrado, como forma de incentivar os estudantes a estudarem mais sobre o tema para a Semana da Alimentação, que acontecerá em outubro.

A estudante Noemy Araújo, 17 anos, da 3ª série do ensino médio, comentou sobre o evento. “As atividades foram interessantes. Conhecemos muito sobre a história do Tocantins, como aconteceu o processo de criação do estado. Contamos com salas decoradas com um pouquinho de cada pesquisa e estudos realizados por nós. E absorvemos muito conhecimento em cada estande que visitamos”, comentou.

O estudante Narciosenio Neto, 18 anos, também da 3ª série do ensino médio, destacou o trabalho realizado pelos alunos. “Foi um dia produtivo e de muito conhecimento e percebemos que o esforço, tanto dos alunos quanto dos professores, gerou trabalhos excelentes. Foi uma aula prática e bem organizada. Eu gostei e espero que tenhamos mais atividades como essa”, frisou.

Halvaro Dares, 17 anos, ressaltou a História do Tocantins. “Eu gostei muito de ter participado desse evento. Gostei da programação, da organização e da demonstração de como nosso Tocantins nasceu. Foi um projeto que aprovamos”, esclareceu.

A professora e coordenadora da área de Ciências da Natureza, Cassia Lopes, especificou o sucesso do trabalho. “Mesmo com a escola passando por uma reforma, conseguimos realizar um projeto integrador incrível, com sucesso e muitas aprendizagens”, afirmou.

A diretora da escola, Francirene do Carmo Ferreira da Silva, também falou sobre a importância de incentivar a leitura. “A ideia para o nosso projeto surgiu da necessidade de registrar os eventos da escola, e, ao mesmo tempo, encontrar um tema que unisse todos os componentes curriculares. Foi então que decidimos trabalhar os diversos aspectos do Tocantins. Durante toda a semana, realizamos muitas leituras e pesquisas, com o objetivo de que os alunos estudassem e produzissem materiais, para que os professores pudessem apresentar tudo o que havia sido desenvolvido durante a semana. Eu estou feliz com o resultado do Dia D da Leitura, com a dedicação dos profissionais e com o brilho dos nossos estudantes”, explicou.

Edição: Ana Luiza da Silva Dias/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins

Joselia de Lima/Governo do Tocantins