Educação do Acre promove formação pedagógica para professores das classes hospitalares e do Atendimento Pedagógico Domiciliar

Acre

26.11.2024

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio do Departamento de Educação Especial, realizou na segunda-feira, 25, uma formação pedagógica voltada para os professores das classes hospitalares e do Atendimento Pedagógico Domiciliar (APD) da rede estadual. O evento, realizado no prédio do Dom Bosco, na capital, contou com a participação de mais de 80 educadores da rede estadual dos municípios de Rio Branco, Plácido de Castro, Bujari e Senador Guiomard, incluindo a equipe de APD da Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Rio Branco.

Com o tema “Compartilhando saberes e práticas pedagógicas em espaços hospitalares e domiciliares”, a formação teve como objetivo promover o diálogo e a troca de experiências entre os profissionais que atuam em contextos tão desafiadores. “Falar sobre como os trabalhos estão sendo desenvolvidos, como atendemos nossas diferentes clientelas e reforçar a colaboração entre escola e profissional foi essencial. Essa comunicação direta é fundamental para garantir um trabalho bem desenvolvido com os alunos”, destacou o professor Mário Victor Moraes.

As Classes Hospitalares, que completaram 34 anos de atuação no Acre justamente no dia 25 de novembro, oferecem atendimento pedagógico em unidades como o Hospital da Criança, Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac) e Unidade de Alta Complexidade e Oncologia (Unacom). Esses espaços buscam manter o vínculo dos alunos com suas escolas de origem, por meio de currículos flexíveis e adaptados, promovendo sua integração ao ambiente escolar, mesmo durante tratamentos de saúde.

O Atendimento Pedagógico Domiciliar (APD), por sua vez, já soma duas décadas de trabalho no estado. Voltado para alunos que enfrentam restrições médicas e de mobilidade, o APD adota uma abordagem humanizada e personalizada, respeitando as necessidades individuais de cada estudante.

Segundo a assessora pedagógica Clarice Oliveira, momentos como este são essenciais para o fortalecimento do trabalho em equipe. “Sentimos a necessidade de abrir o diálogo sobre práticas pedagógicas em espaços hospitalares e domiciliares. Os professores têm muito a compartilhar. Querem falar sobre suas experiências, sanar dúvidas e discutir desafios. Essa troca é extremamente enriquecedora”, afirmou.

A formação, além de celebrar o aniversário das classes hospitalares, reafirmou a importância de oferecer uma educação inclusiva e integral, garantindo que todos os alunos, independentemente de suas condições de saúde, possam exercer plenamente o direito à aprendizagem.

Por: Clícia Araújo

Foto: Mardilson Gomes