Alagoas
21.08.2025Estudantes, educadores de toda Alagoas se reuniram no Centro de Convenções de Maceió na última terça-feira (19) para participarem da etapa estadual da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). O evento promoveu um momento especial de diálogos, troca de experiências e construção de propostas em favor de um futuro mais justo, sustentável e saudável para todos, incentivando a adoção de práticas sustentáveis nas escolas estaduais.
A abertura contou com a participação da secretária executiva do Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios, Sueleide Duarte, representando a Seduc. “Esse dispositivo nos mostra o quanto é necessário refletirmos sobre o tema desse encontro. Nosso compromisso com a educação integral dos jovens se sente contemplado em momentos como esse, que fazem a diferença no futuro. Plantamos sementes, mas é preciso união e compromisso para termos mais justiça climática e cuidado com o nosso ambiente. Tenho orgulho de fazer parte da Educação Pública de Alagoas e estou confiante de que nossos delegados farão a diferença na etapa nacional”, afirmou Sueleide.
Debate na escola
Durante a etapa estadual, foram apresentados os projetos desenvolvidos nas escolas alagoanas. Ao todo, 30 delegados e suplentes, acompanhados de seus professores orientadores, apresentaram suas propostas, que foram debatidas coletivamente e selecionadas para representar o estado na etapa nacional.
Entre as vozes que marcaram a conferência esteve a de Lavínia Maísa, estudante da Escola Estadual Indígena Cacique Antônio Izidório, da comunidade Karapotó- Terra Nova, de São Sebastião. Ela ressaltou a importância de levar a pauta ambiental para o centro do debate escolar.
“É muito gratificante estar na conferência. A nossa escola vem trazendo o tema Plantando o Saber e o Futuro do Passado. É muito importante tratar sobre o meio ambiente, preservar e reflorestar para termos um ambiente mais saudável”, destacou a jovem.
A Conferência
A CNIJMA é um processo democrático e educativo que mobiliza escolas de todo o Brasil em debates e ações voltadas para o cuidado com o meio ambiente, ocorrendo em três etapas: escolar, estadual e nacional. Seu objetivo central é dar voz às crianças e adolescentes, reconhecendo o protagonismo juvenil na busca de soluções para os desafios ambientais.
Na sua sexta edição, a conferência trouxe como tema “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”, um chamado para que o cuidado com o planeta seja aliado à transformação social, garantindo direitos e promovendo ações justas para todas as pessoas.
Ana Flávia Oliveira / Ascom Seduc/Foto: Daniel Albuquerque/Ascom Seduc