Projetos e Premiações
16.12.2019A Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE) da Seduc, a Gerência de Inclusão e Diversidade (GID) e o Núcleo de Apoio Psicossocial (Nuapsi) estão à frente das atividades nas escolas. O projeto já percorreu as cidades de União, Porto, Lagoa Alegre, Novo Nilo, Campo maior, Altos, Santa Cruz, Sussuapara, Picos, Parnaíba, Luís Correia, Valença, São Pedro e Oeiras. Em Teresina, mais de 18 escolas já foram atendidas.
O artista visual, Valdsom Braga, é um dos integrantes da equipe responsável pela parte artística do projeto. Encenando o monólogo "O pescador de sonhos", o artista explora a atmosfera da ludicidade nos processos de sensibilização de humanização por meio da arte inclusiva, gera um movimento coletivo e um ritual de cuidado de escuta e de acolhimento. "A arte aproxima as pessoas e essa peça tem o objetivo de dizer a esses jovens que eles não estão sozinhos no mundo e que eles são importantes", explica Braga.
Para Rafaela Soares, do CETI Pedro Sá, o projeto deu um novo sentindo a sua vida. "Só tenho a agradecer pelo Educação Pela Vida, abriu minha mente, fez eu pensar, chorar. É, sem dúvida, um projeto sensacional! Parabéns pela iniciativa, espero que ajudem outras pessoas, assim como fui ajudada a enxergar a vida de outra forma", relata emocionada a aluna.
Para 2020, além da apresentação, o artista Valdsom Braga vai realizar um workshop de jogos teatrais que tem como objetivo possibilitar uma reflexão sobre o estado emocional. A Seduc tem como meta percorrer todas as escolas da rede estadual com o projeto.