Pernambuco
22.08.2019Quem passou pelo Terminal Integrado de Passageiros (TIP) na tarde desta quarta-feira (21), presenciou uma ação de conscientização promovida pelos estudantes da Escola Estadual Edmur Arlindo de Oliveira, do Curado IV, no Recife. Com panfletos informativos sobre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, os jovens conversaram com as pessoas sobre a ação alusiva à data.
A escola atende cinco estudantes com deficiência e conta com cinco educadores de apoio, distribuídos nos três turnos. Fátima Ribeiro é a coordenadora da equipe da tarde e acompanhou a ação. “A partir do momento que você se propõe a fazer um trabalho, você precisa se dedicar para que ele dê bons resultados. Como educadora, digo que buscar novas metodologias e outras formas de trazer o conhecimento não é fácil, mas é algo possível. E aqui podemos ver frutos deste trabalho”, contou. Fátima coordena também um grupo de dança inclusiva, que conta com a participação de 13 estudantes, sendo 4 com deficiência.
“Aqui estamos trabalhando também a auto estima destes estudantes. Inserindo-os na sociedade e fazendo com que eles se sintam incluídos. A emoção é tanta que alguns não conseguem dormir direito”, comentou Fátima.
Pedro Vitor da Silva, de 22 anos, trabalha no terminal integrado e nem precisou ser abordado pela ação. Avistou o grupo de longe e foi até lá cumprimentar os estudantes pela atitude. “Quando eu vi os estudantes me identifiquei, porque é algo que também faz parte de mim. Eu me vi representado, fiquei lisonjeado”, contou o jovem, que tem grau leve de deficiência intelectual.