Educação firma mais um passo na implantação de um novo sistema de transporte escolar no Tocantins

Tocantins

09.07.2019

Philipe Bastos / Governo do Tocantins

Mais um passo foi dado no sentido da implementação de um sistema de gerenciamento do transporte escolar rural no Tocantins na última quinta-feira, 4. Após reunião na Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), os últimos detalhes foram acertados para a formalização da parceria entre a Pasta e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para a implantação de programa voltado para alunos da rede pública de ensino que necessitem de transporte escolar nas áreas rurais dos municípios.

O projeto Transcolar Rural começou a ser desenvolvido pela UFMG em 2012 e já está sendo implementado em outros estados, como Minas Gerais e Espírito Santo. No Tocantins, um levantamento de público será realizado, em parceria com a empresa Energisa que prestará serviço de informações, com base no georreferenciamento da rede elétrica, das unidades consumidoras das residências dos alunos, visando subsidiar o banco de dados do sistema do programa. Isso permitirá o mapeamento da real necessidade da demanda pelo transporte de alunos, além de dimensionar de forma clara as rotas do transporte escolar do nosso Estado.

“Hoje foi dado mais um passo na implantação desse importante programa que irá dinamizar e melhorar o transporte dos nossos alunos em todo o Estado. Precisamos ultrapassar as soluções paliativas e chegarmos a soluções efetivas, pois a qualidade do transporte escolar reflete diretamente no ensino e na aprendizagem de nossos alunos", pontuou a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar. 

A minuta do termo de cooperação está sendo elaborada pela Seduc, e a expectativa é que o mapeamento das unidades consumidoras dos alunos da rede estadual seja iniciado já no segundo semestre de 2019. A expectativa da gestão é que o programa Transcolar Rural já seja efetivado em todo o Tocantins a partir de 2020, conforme o planejamento realizado.

Participaram da reunião no gabinete da Seduc a secretária Adriana Aguiar, os coordenadores do programa Transcolar Rural da UFMG, professor doutor Marcelo Franco e o professor doutor Nilson Nunes, além de representantes da Energisa, Alankardek Ferreira Moreira, Roger Pereira da Silva e Caroline Barbosa Calaça Maus.

Parceiros

Além da Energisa, a Seduc conta com outras instituições parceiras na implementação do programa Transcolar Rural no Tocantins. Entre elas estão o Ministério Público Federal (MPF), a Controladoria Geral do Estado (CGE), a Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), o Conselho do Fundeb, o Ministério Público Estadual (MPE), a Defensoria Pública do Estado (DPE) e a Fundação Nacional do Índio (Funai).