Sergipe
23.10.2020Após a divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente ao ano de 2019, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave)/ Serviço de Gestão do Sistema de Avaliação (Segsae), vem realizando encontros formativos com os departamentos, diretorias regionais de educação (DREs) e secretarias municipais de educação (Semeds), a fim de corrigir e ajustar possíveis inconsistências e melhorar cada vez mais a linha de crescimento do Ideb sergipano.
O objetivo é capacitar os diversos segmentos educacionais de Sergipe na interpretação correta dos dados gerados pelas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). “O entendimento é de que, a partir de uma boa análise das informações, será possível fazer intervenções, no sentido de qualificar os processos de ensino-aprendizagem, por meio de implementação de ações, programas e políticas públicas voltadas para o aprendizado e a permanência do aluno”, pontuou a coordenadora do Ceave, professora Joniely Cruz.
Nos dias 26 e 30 de outubro e 4 e 6 de novembro, dando continuidade ao processo formativo de multiplicadores, dessa vez utilizando os boletins pedagógicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), instrumentos que retratam o desempenho das escolas e os contextos socioeconômicos e de gestão, a Seduc, por meio do Ceave, realizará a formação de técnicos das 10 diretorias regionais e 75 secretarias municipais, via conferência online.
De acordo com a professora Kátia Suzane Travassos, do Segsae, as formações trazem em si uma importância muito singular na perspectiva de avaliação dos índices educacionais. “Trata-se de uma ação integrada, ocorrendo com o apoio efetivo dos municípios, a partir da Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam), em conjunto com os setores da Seduc. Nosso objetivo é fazer essas equipes se apropriarem desses dados para que assim consigam, diante das suas realidades, criar mecanismos para avançar na aprendizagem”, declarou.
Trajetória das formações
Pensando em integrar as ações com os outros setores da Secretaria, iniciou-se, no dia 23 de setembro, com gestores dos departamentos, DREs, Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam) e Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral (Ngeti), a análise dos resultados de Sergipe.
Conforme cronograma, no dia 09 de outubro, o encontro formativo foi realizado para os técnicos dos serviços e núcleo do Departamento de Educação (DED), Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase) e Ngeti, com o objetivo de analisar os resultados de Sergipe e apresentar a plataforma Foco-Escola e seus usos pedagógicos.
Em sequência, no dia 21 de outubro, ocorreu encontro com o Departamento de Inspeção Escolar, para discutir as legislações que regulamentam o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), conceito e composições do Ideb e resultados de Sergipe.
Na perspectiva de capacitar multiplicadores nas DREs e Semeds para análise dos dados do Ideb junto às suas respectivas escolas e pensando, como resultado dessas ações, em intervenções pedagógicas, a Seduc oportunizou ainda formação para técnicos no dia 22 do corrente mês, interpretando os resultados das redes estadual e municipais, a partir de uma análise pedagógica.