Educação do Pará reúne com parceiros para discutir sustentabilidade ambiental e agenda climática

Pará

11.09.2024

Na tarde desta terça-feira (10), o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, esteve com um grupo da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Instituto Alana para dialogar sobre a 1st International Child & Youth Conference on Education and Climate Change (CYC) - a I Conferência Internacional Infantojuvenil sobre educação e mudança do clima - “Reflorestando Mentes”, programada para 2025, em Belém. 

“Hoje, tive a oportunidade de me reunir aqui com duas relatoras da ONU que são importantes na preparação para a COP. Uma é Direitos Humanos e Mudanças Climáticas, a outra lá mais relacionada com a vida saudável e ambos os temas super importantes. Falamos da Conferência Infanto Juvenil, falamos do protagonismo do Estado Pará em seu único estado com educação ambiental e o quanto que a gente pode enriquecer esse debate com a participação dos nossos professores, dos nossos jovens, dos nossos estudantes, que é fundamental. E foi muito legal poder discutir com as relatoras desses documentos, a gente vai trabalhar junto com elas também”, disse Rossieli Soares, titular da pasta. 

Na oportunidade, o secretário de Educação também falou sobre implementação da Política Pública de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima: a maior iniciativa do Brasil, que conta, inclusive, com o componente curricular de Educação Ambiental ofertado de forma obrigatória para todas as etapas de ensino da rede estadual paraense.

Um dos principais objetivos dessa política é formar cidadãos conscientes e críticos, fortalecendo práticas cidadãs voltadas para a sustentabilidade ambiental.

“O Pará e o Brasil vão ser os lugares onde acontecerá a COP 30 no próximo ano, é muito importante conhecer como o Estado está se preparando. O envolvimento das crianças e adolescentes é muito importante para a formação", disse ⁠Astrid Puente, relatora especial da ONU de Direitos Humanos e um Ambiente Saudável.

Participaram do encontro Elisa Morgera, relatora especial da ONU de Direitos Humanos e Mudança Climática; ⁠Astrid Puente, relatora especial da ONU de Direitos Humanos e um Ambiente Saudável; Ana Cifali, do Instituto Alana; ⁠Letícia Carvalho, assessora internacional da Alana, e Mauro Tavares, coordenador de Educação Ambiental, na Seduc.

A Conferência - Uma iniciativa da Seduc alicerçada em um dos eixos prioritários da Lei Nº 9.981/2023, que implementou a Política Pública de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima. A conferência reforça um dos principais objetivos dessa política, que é formar cidadãos conscientes e críticos, fortalecendo práticas cidadãs voltadas para a sustentabilidade ambiental. Com a realização da Conferência, os estudantes da rede pública estadual do Pará são incentivados a buscar conhecimentos a respeito da agenda ambiental, para serem jovens amazônidas engajados nas discussões propostas durante a COP 30.

 

Texto: Bianca Rodrigues / Ascom Seduc

Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc