Acre
03.05.2024A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Formação e Assistência Educacional, realizou na manhã desta terça-feira, 30, no auditório da SEE, em Rio Branco, a certificação dos 297 servidores docentes e não docentes candidatos a gestores escolares.
O curso, realizado pelo Departamento de Formação e Assistência Educacional, teve como meta habilitar os participantes para ocupar o cargo de gestor escolar durante o quadriênio 2024/2027, nas escolas da rede pública estadual de educação básica.
Lídia Cavalcante, chefe do Departamento de Formação, destacou a importância da ampliação dos conhecimentos técnicos e da gestão pedagógica, administrativa e socioemocional: “Este evento não apenas reconhece o esforço dos participantes, mas também reforça o compromisso da SEE com a qualidade da gestão escolar e o desenvolvimento contínuo de seus profissionais”.
O curso, com carga horária de 80 horas, foi ministrado nos 22 municípios do estado, utilizando a modalidade de ensino a distância (EaD) por meio da plataforma Moodle, entre 27 de dezembro de 2023 e 02 de fevereiro de 2024.
Cristina Araújo, uma das gestoras certificadas, expressou sua gratidão pelo curso, ressaltando a importância do aprendizado teórico e prático para a gestão escolar: “Muito gratificante, esse curso tem contribuído muito para o meu trabalho na escola enquanto gestora”.
Da mesma forma, a professora Leylane Gomes de Sousa elogiou a eficiência do curso e a qualidade da didática empregada na plataforma online: “Se você conseguir ler todo o material que está lá na plataforma como base, sai com uma grande experiência para ser um bom gestor”.
Os servidores certificados agora estão aptos a concorrer à eleição para gestor escolar, com votação direta pela comunidade escolar, composta por alunos, pais, professores e servidores das escolas. O processo de eleição para gestores escolares está previsto para ocorrer no segundo semestre de 2024 em todo o estado.
Por: Clícia Araújo
Foto: Mardilson Gomes