Educação de Santa Catarina realiza formação para prevenção às violências no ambiente escolar

Santa Catarina

26.04.2024

A Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina iniciou a 4ª Formação das Equipes Multiprofissionais do NEPRE (Núcleo de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola). A iniciativa da Diretoria de Ensino, no âmbito da Gerência de Modalidades e Diversidades Curriculares, irá até 18 de julho e tem como tema a “Prevenção às Violências no Ambiente Escolar”.

A formação é virtual, com encontros semanais, e os trabalhos são desenvolvidos a partir de uma perspectiva coletiva. Os temas abordados são os relacionados às atribuições das equipes multiprofissionais junto ao NEPRE, no desenvolvimento de ações educativas e preventivas, bem como no atendimento das situações de violência que ocorrem no cotidiano escolar.

Segundo o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, “o objetivo é qualificar a atuação das equipes que atuam nos NEPREs, com apresentações de estudos e debates relacionados às violências que podem ser vivenciadas nas escolas, de acordo com a Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola”.

A formação é destinada aos assistentes sociais, psicólogos e coordenadores do NEPRE do órgão central da SED, das Coordenadorias Regionais de Educação e do Instituto Estadual de Educação.

“A formação continuada, como espaço de reflexão crítica, coletiva e permanente, contribui para a participação ativa no desenvolvimento de metodologias e ações que fortaleçam os profissionais da educação para atuação nas situações de violências”, destaca a secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders.

Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola

Desde 2011, a Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola tem sido instituída pela SED, atuando de forma integrada e intersetorial, com o objetivo de subsidiar profissionais da educação em relação à temática. Também são observados os aspectos que se interrelacionam na vida estudantil de crianças e jovens, e com a própria violência enquanto fenômeno multifacetado.

O NEPRE tem como atribuição o acolhimento dos estudantes e demais profissionais da educação nas situações de violências no âmbito escolar, bem como a escuta, o diálogo, encaminhamentos administrativos e pedagógicos; a articulação e mobilização intersetorial para o atendimento das demandas; o planejamento e a execução de ações pedagógicas de educação e prevenção, além da formação contínua e permanente nas temáticas que se referem às violências.