Paraíba
23.09.2025A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), por meio da Gerência Executiva de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais de Educação em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, realizou nesta terça-feira (23), a Formação de Avaliação e Recomposição da Aprendizagem, que é mais uma etapa da implementação do projeto Gestão de Fluxo e Proficiência. A iniciativa tem o objetivo de apoiar os professores na recomposição de aprendizagem e avanço na proficiência dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.
O projeto é dividido em dois eixos, o primeiro é a gestão de matrículas e fluxo escolar, o segundo é a melhoria da proficiência dos estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Além disso o projeto traz um plano de ação de quatro semanas para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que terá como atividades a Mobilização e Engajamento; Foco nos Descritores Prioritários por Escola; Apoio na Aplicação e a Busca Ativa de Estudantes com maior risco de não participar.
“São vocês os grandes responsáveis por executar o que a secretaria da educação planeja, então muito obrigada por tudo que vocês já fizeram esse ano. Faltam 30 dias para o início do ciclo das provas do Saeb em cada escola entre os dias 20 e 31 de outubro. O IDEB é calculado entre aquele desempenho que o estudante alcança, aquele aprendizado, aquele nível de conhecimento que nós conseguimos passar para o estudante em português e matemática e o nível de aprovação ao final do ano. Nós teremos mais dois meses após a prova para cuidar e monitorar e acompanhar e contribuir para que a gente possa ter uma aprovação maravilhosa na nossa rede no final deste ano”, frisou o secretário da Educação, Wilson Filho.
O secretário executivo de Gestão Pedagógica, José Edilson Amorim, foi um dos palestrantes da formação. Além de apresentar o projeto Gestão de Fluxo e Proficiência, ele destacou as ações da Secretaria da Educação para contribuir com o trabalho dos professores.
“Dar condições de gestão pedagógica e gestão administrativa, instrumentos pedagógicos e instrumentos administrativos para que a escola possa continuar de forma eficiente o seu trabalho. Na secretaria temos o Comitê Estadual de Acompanhamento e Avaliação de Dados e o Comitê Regional de Avaliação de Dados, que acompanham o Índice de Eficiência da Gestão. Esse índice não é um índice para monitorar a escola, para monitorar o professor, para monitorar diretor. É para acompanhar, é para estar juntos. É um instrumento de gestão tanto da Secretaria quanto do professor”, explicou.
Além de João Pessoa a formação será promovida em mais três polos, Campina Grande, Guarabira e Patos. “Estamos reunindo aqui professores de Língua Portuguesa e Matemática de todas as escolas que possuem 9º e a 3ª série. Serão dois dias de trabalho, teremos palestras e plenárias e depois oficinas específicas de língua portuguesa e matemática, com foco na avaliação do IDEB”, frisou a gerente executiva de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais de Educação, Tatiany Andrade.
A formação terá continuidade nesta quarta-feira (24) com oficinas de recomposição da Aprendizagem de Matemática e de Língua Portuguesa.