Paraíba
12.08.2025A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) por meio da Gerência Executiva de Diversidade e Inclusão promoveu nesta segunda-feira (11), a 6ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, no auditório do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE). Durante o evento que teve como tema "Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática", foram realizadas apresentações de 60 projetos, dos quais, 16 foram escolhidos para participar da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em Brasília.
Mais de 24 mil estudantes e professores foram mobilizados de todas as escolas das 16 Gerências Regionais de Ensino (GREs), 151 projetos inscritos, envolvendo estudantes do 6º ao 9° anos do Ensino Fundamental. Durante todo o dia da Conferência os estudantes se dividiram em grupos para apresentar os trabalhos e fazer a votação dos projetos que seguirão para o evento nacional.
O secretário de Estado da Educação da Paraíba, Wilson Filho, destacou a importância do evento no Dia Nacional do Estudante e do interesse dos jovens em participar de eventos e mobilizações sobre o meio ambiente. “O clima está mudando e é claro que os jovens estão percebendo isso e estão mais interessados em entender porque essas mudanças estão acontecendo. A Secretaria da Educação incentiva os estudantes a se interessarem por esse assunto que está presente no dia a dia das escolas e eu tenho certeza que momentos como esse fazem as acontecem reflexões importantes para a construção do caráter e princípios de cada um dos nossos jovens”, disse.
A secretária de Estado do Meio Ambiente, Rafaela Camaraense participou do evento e frisou a união das pastas em prol da formação dos estudantes sobre a educação ambiental. “A união das secretarias é fundamental para que a gente consiga ter mais assertividade na política pública. Precisamos mudar a consciência das pessoas e a ferramenta mais importante para que a gente consiga fazer isso é justamente por meio da educação ambiental. Por isso que essa união é tão importante para que a gente consiga ter esses resultados concretos na sociedade e possamos ter mais preservação, mais consciência e com sustentabilidade”, comentou.
O estudante Gabriel Vicente, do 7º ano da EEEF Jaime Meira Fontes, apresentou o projeto “Lúdico do Lixo” que consiste na coleta seletiva do lixo na escola. “Na escola fazemos a arrecadação do lixo reciclável como um jogo. A sala que arrecada mais lixo pontua”, explicou.
Além da SEE-PB, fazem parte da Comissão Organizadora da Conferência representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, da AESA, da Sudema e da Defesa Civil. “Esse projeto começou no início do ano e realizamos palestras nas escolas, estaduais, municipais e também particulares e depois houve uma etapa escolar, onde eles fizeram a conferência escolar e dessa conferência escolar nós tivemos 158 projetos escritos, desses, 60 apresentaram e foram votados e escolhemos 16 para a nacional”, explicou Wleica Quirino, gerente executiva de Diversidade e Inclusão da SEE-PB.
Também participaram da Conferência a coordenadora geral do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Isis Akemi Morimoto; a representante da Comissão Executiva Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, Silvana Canário; e o secretário executivo de Gestão Pedagógica da Paraíba, José Edilson Amorim.
Confira as 16 escolas que farão parte da delegação da Paraíba na Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente em Brasília:
EMEIEF JACOB GUILHERME FRANTZ
EMEF MONSENHOR MANOEL VIEIRA
EEEF JOAO XXIII
EMEF DR CHATEAUBRIAND
EMPG PROFESSORA CATARINA DE SOUSA MAIA
EMEIEF DR JOSE DANTAS PINHEIRO
EEEIEF ISAURA SOARES DE LIMA
EEEF MONSENHOR JOAO MILANES
EMEIEF AMELIA SOARES DE MORAIS
EMEF PADRE ANTONINO
EEEF DR GUSTAVO FERNANDES DE LIMA SOBRINHO
EEEF JOAO FAGUNDES DE OLIVEIRA
CENTRO EDUCCIONAL ÁGUA AZUL ESCOLA DO CAMPO
EMEIEF CACIQUE DOMINGOS BARBOSA DOS SANTOS
EMEIEF CAROLINO DE SOUSA NETO
EEIEF ARLINDO BENTO DE MORAIS