Mato Grosso do Sul
04.07.2022A Escola Estadual Padre Franco Delpiano, localizada na Rua Lino Villachá, 1.250, Bairro Nova Lima, dentro da área do Hospital São Julião, em Campo Grande, apresentou no dia 15 de junho, a palestra intitulada: Educação Ambiental Disruptiva. A Educação Ambiental tem o poder de transformar o mundo, e com a missão de promover a conexão entre nossos estudantes e a natureza, com foco na preservação e na sustentabilidade.
Os palestrantes convidados foram os técnicos da SED, Marcos Vinicius Campelo Junior, geógrafo e pós-doutorando em Educação Ambiental e Luiz Henrique Ortelhado Valverde, biólogo e doutorando em Educação Ambiental. Participaram da ação os estudantes dos 9º anos do Ensino Fundamental e 1º anos do Ensino Médio Técnico Profissionalizante.
Na ocasião, foi realizada uma visita técnica dos palestrantes no projeto: Natureza e Arte: Aprendizagem Interdisciplinar em Espaços não Formais na Educação Inclusiva, que acontece no ambiente agroflorestal do Hospital São Julião, com orientação do técnico responsável Bruno Maddalena.
Natureza e Arte
O projeto tem como objetivo, promover aprendizagem interdisciplinar entre as áreas do conhecimento, utilizando espaços não formais na educação inclusiva, visando desenvolver metodologias para o processo de ensino-aprendizagem, proporcionando protagonismo e autonomia dos estudantes por meio da intercalação de teoria e prática.
Para a coordenadora do Curso Técnico Charlene Avelar, a teoria na educação ambiental é essencial para compreender a realidade das questões ambientais e a prática permite uma consciência crítica sobre as atitudes e habilidades de princípios ambientais, formando assim indivíduos preocupados, capazes de buscar soluções, minimizando os danos causados à natureza.
Para o professor Luiz Henrique, a Educação Ambiental deve estar presente em todas etapas e modalidades de ensino de forma articulada e transversal, conforme Resolução SED n° 3.322/2017.
“É muito satisfatório poder ver que a escola e os estudantes vivenciam na prática momentos de interação com a natureza de forma tão bonita e respeitosa, precisamos nos apropriar desse vínculo e desenvolver um laço estreito com a educação ambiental em todos os aspectos do cotidiano escolar, provendo e estimulando a curiosidade, a problematização e sobretudo a pesquisa dentro da instituição”, enfatiza Luiz Henrique.
Confiram abaixo nossas ações:
Palestra:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.5132573156837563&type=3
Projeto:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.5113394115422134&type=3
Adersino Junior, SED/MS